Por
Gazeta Paços de Ferreira

16/01/2024, 0:00 h

677

Como fica a governação num país sem governo?

Opinião Opinião Politica Juventude Socialista

OPINIÃO POLÍTICA

Portugal tem em mãos uma crise política, a queda do governo oficializada no dia 7 de dezembro traz um panorama de insegurança e instabilidade. Qual será o futuro do nosso pequeno Portugal?

Por João Moura (Militante da Juventude Socialista de Paços de Ferreira)

OPINIÃO POLÍICA

 

 

Abateu sobre o povo como uma bomba, muitos diziam já saber antes de acontecer, no entanto, ninguém estava preparado para este repentino desfecho, o pedido de demissão do primeiro-ministro, António Costa, após buscas da PSP à sua residência oficial em um inquérito sobre um suposto caso de corrupção no processo ligado aos negócios do lítio, hidrogénio e Centro de Dados de Sines.

 

 

Neste momento estamos a ser governados por um governo de gestão, previsto no n.º 5 do artigo 186.º da Constituição, que continuará a poder praticar os atos necessários para assegurar a gestão dos negócios públicos e subsequentemente a estabilidade do país tal como o conhecemos, caso contrário, reinaria o caos e até a democracia poderia ficar posta em causa.

 

 

A nossa vida em sociedade não para neste período de incertezas pela queda do governo, dado que são feitos esforços para garantir a continuidade dos serviços públicos essenciais, como educação, saúde e segurança para minimizar o impacto em nós cidadãos. Logo o povo português nunca ficaria sem governação.

 

 

ASSINE A GAZETA DE PAÇOS DE FERREIRA

 

 

Apesar deste último mandato turbulento, o PS conseguiu pôr em prática medidas indispensáveis para o desenvolvimento do país tais como foram implementadas políticas sociais voltadas para a redução da pobreza e da exclusão social, incluindo o aumento gradual do salário mínimo, impulsionou o crescimento econômico de forma sustentável,  promovendo investimentos e reformas estruturais e ainda demonstrou compromisso com questões ambientais, promovendo a transição para energias renováveis e adotando medidas para enfrentar as mudanças climáticas.

 

 

A governação do PS não foi perfeita, pois governação perfeita não existe e há sempre coisas a fazer e problemas a resolver, no entanto, não se pode só olhar para os aspetos negativos, não se devendo esquecer também daquilo que foi possível alcançar com o Partido Socialista neste último mandato. Feito um balanço entre aquilo que se alcançou e aquilo que ficou por alcançar, o cenário é extremamente positivo.

 

 

Com as eleições agendadas para o próximo dia 10 de março, não nos esqueçamos de fazer também esse balanço minucioso, e não nos deixarmos levar pelas demagogias e de uns e pelos populismos de outros.

 

 

 

 

Opinião

Opinião

Cascas de banana…

17/08/2025

Opinião

De tostão em tostão… se alcança o milhão ou a dimensão colectiva dos direitos do consumidor

13/08/2025

Opinião

A Bolsa de Valores

11/08/2025

Opinião

Gastroparésia: Quando o estômago perde o ritmo

10/08/2025