Por
Gazeta Paços de Ferreira

21/09/2023, 0:00 h

403

Campeões mundiais… do mundo!

Desporto Atletismo Basquetebol Ricardo Neto Comentário Desportivo

BASQUETEBOL

Polémicas geradas em Budapeste...

Por Ricardo Jorge Neto

OPINIÃO DESPORTO

 

 

A Alemanha sagrou-se campeã mundial de basquetebol pela primeira vez, e a nação mais afamada e dominante na modalidade, os Estados Unidos, ficou-se por um modesto quarto lugar.

 

 

Este desfecho, de mais um campeonato do mundo de basquetebol, veio reforçar as polémicas palavras de Noah Lyles no mês de agosto em Budapeste.

 

 

Para os menos atentos, Noah Lyles, nada tem a ver com o mundo do basquetebol, ele é ‘’apenas’’ o campeão mundial de atletismo das distâncias de 100m, 200m, e da estafeta de 4x100m.

 

 

 

 

Contudo, durante o campeonato do mundo de atletismo, que decorreu em Budapeste, confessou o seu espanto, pelo facto dos campeões da NBA, se auto-intitularem campeões mundo de basquetebol, quando apenas são vencedores da liga norte-americana de basquetebol.

 

 

Para o atleta, o facto de vencerem a maior liga nacional do mundo, não é sinónimo de serem campeões do mundo. Estas palavras fizeram emblemáticos jogadores da NBA, como Kevin Durant, reagir contra com Noah, ridicularizando-o.

 

 

 

 

Eu entendi perfeitamente as palavras de Noah Lyles, e a verdade está aí à frente de todos! Ele demonstrou na pista, contra todos os outros grandes velocistas mundiais, que ele era o melhor, e assim sendo é o campeão mundial!

 

 

Em contrapartida, como se viu pelo resultado do mundial de basquetebol, os Estados Unidos voltaram a perder novo campeonato, mas a sua habitual ‘’arrogância’’ na modalidade impede-os de entender o que disse Noah.

 

 

ASSINE A GAZETA DE PAÇOS DE FERREIRA

 

 

A justificação é sempre a mesma: não levaram os melhores, mas se consideraram que aquele leque de jogadores era suficiente para vencer, têm de vencer mesmo, mas como perderam de novo, então não se poderão afirmar campeões do mundo! Ninguém é campeão, sem vencer nos locais apropriados.

 

 

Não tenho dúvidas que a NBA é a maior liga mundial de basquetebol, onde jogam os melhores jogadores do mundo, na sua maioria americanos, e os melhores de todos os outros países, como é caso do nosso Neemias Queta.

 

 

Mas também não tenho dúvidas que os campeonatos nacionais de atletismo norte-americanos, são dos melhores ou até o melhor do mundo, mas todos os seus vencedores são campeões nacionais, e apenas são mundiais, quando vencem nas pistas dos campeonatos mundiais, como Noah Lyles fez, e como nenhum português fez…

 

 

Sim, Portugal não teve um único campeão mundial, e mais grave ainda, não venceu uma única medalha, e por isso devemos exigir … que todos os portugueses agradeçam, tudo o que os atletas portugueses fizeram em Budapeste! Porque um país que não aposta em atletismo, não tem autoridade para exigir o quer que seja. Quando se semeiam campos e clubes de futebol de norte a sul, não se pode esperar que surjam muitas Patrícias Mamonas, para que possamos ter campeões mundiais, do tipo campeões do mundo mesmo!

 

 

 

Opinião

Opinião

Quem não é antissionista?

3/11/2024

Opinião

Licença Parental Inicial – alargada?

3/11/2024

Opinião

Mileno, o liberal

2/11/2024

Opinião

“Quando um milhão de crianças rezarem o Terço, o mundo mudará”.

2/11/2024