03/04/2024, 0:00 h
246
OPINIÃO
Por Teresa Paula Costa (Membro da Comissão Política Concelhia de Paços de Ferreira do PSD)
OPINIÃO
O Dia Mundial da Água é celebrado a cada 22 de Março, desde 1993. A ONU, em 1992, convidou todos os países a celebrar esta data e a implementar medidas tendo em vista a poupança deste recurso, promovendo a sua sustentabilidade.
A cada ano a ONU escolhe um tema diferente. Em 2024 recomendou que o dia fosse celebrado sob o tema “Água para a Paz”.
A água é um bem essencial para a vida no nosso planeta e, apesar de 70% da superfície da Terra estar ocupada por água, menos de 1% é própria para consumo. Daí a necessidade de proteger e conservar este bem.
ASSINE A GAZETA DE PAÇOS DE FERREIRA
Quando a água é escassa ou poluída ou o acesso à água é desigual, geram-se tensões entre as comunidades e países. Mais de 3 mil milhões de pessoas em todo o mundo dependem da água que atravessa as fronteiras nacionais. No entanto, apenas 24 países têm acordos de cooperação para toda a água partilhada.
A consciencialização para o uso racional da água deve ser o ponto de partida. Mas também a manutenção da rede de distribuição, evitando perdas.
O tratamento e reutilização das águas residuais são fundamentais na boa gestão dos recursos hídricos.
Li algures sobre a importância de “plantar” água. O conceito faz sentido. Quanto menos vegetação houver, menos água há, uma fez que as árvores e as plantas contribuem para criar humidade e evitar a evaporação da água.
Concluindo: se todos cooperarmos na gestão consciente do uso e tratamento da água, todos beneficiamos.
Quanto ao tema “Água para a Paz”, recomendo a leitura da mensagem do Secretário Geral da ONU, António Guterres, para o Dia Mundial da Água 2024.
Opinião
17/08/2025
Opinião
13/08/2025
Opinião
11/08/2025
Opinião
10/08/2025