Por
Gazeta Paços de Ferreira

07/09/2025, 21:46 h

162

AD Baião, 2 – SC Freamunde, 1

Desporto Futebol SC FREAMUNDE

Campeonato da Divisão de Elite da AF Porto – Serie 1

CANDIDATO BAIÃO AFIRMA-SE PERANTE O FREAMUNDE

Campeonato da Divisão de Elite da AF Porto – Serie 1

1ª Jornada

AD Baião, 2 – SC Freamunde, 1

Jogo no Estádio do Prenhô, em Baião (Relvado Sintético)

Árbitro: Carlos Barros  

AD Baião: Pedro Santos, Vasco Coelho, Marcelo Carvalho, Miguel Pinto, Caiçara, Mutaro Baldé (Martim Martins, 91’), Belmiro, André Freitas, Diop (Manafá, 75’), Hélder Miranda (Doudou, 75’), e Rooney (Edmilson, 62’).
Treinador: Luisinho

SC Freamunde: Jota, Paulinho (Joni, 86’), Rui Jorge, Huguinho, Tiago Pereira, Figueiredo (Pedro Pereira, 73’), Frazão (Guilherme, 73’), Edu, Meireles (Nelinho, 73’), Lobo (Abílio, 66’) e Ricardo Oliveira.
Treinador: Mauro Silva

Ao intervalo: 1-0
Marcadores: Miguel Pinto (20’) e Diop (63’); Ricardo Oliveira (55’)

 

 

Início de época para Baião e Freamunde, que apesar de terem acabado de ascender a esta divisão de Elite, têm grandes esperanças na luta pela subida. Muitas caras novas num e noutro clube, com Mauro Silva a dar continuidade ao projecto iniciado no último no Freamunde, enquanto do lado do Baião, o treinador Luisinho, antigo lateral do Paços de Ferreira e do Benfica, trouxe consigo peças importantes do anterior clube da Liga 3, o Vilaverdense.

 


Numa tarde de verão com laivos outonais, os Freamundenses deslocaram-se em massa até à sede do concelho de Baião, numa excelente casa para um jogo do segundo escalão do distrital da AF Porto.


O Baião entrou melhor, e Rooney foi o primeiro a rematar na partida, mas o estreante guarda-redes Jota defendeu bem. As duas equipas acabaram-se por igualar e encaixar-se.

 

Mas ao vigésimo minuto, o homem do jogo, Miguel Pinto ganhou a bola no meio campo, e de muito longe, desferiu um grande remate, aproveitando o adiantamento de Jota, para inaugurar o marcador para o Baião.

Miguel Pinto não é um desconhecido dos freamundenses, representou o emblema da estrela de seis pontas nos juniores.

 

Voltando à partida, o Freamunde viu Frazão, um dos elementos em destaque nos azuis, cruzar para Lobo, que falhou por pouco, na melhor oportunidade dos capões na primeira parte. O Freamunde acabaria por se instalar no meio campo baionense, mas o intervalo veio sem alterações.

 

 


A segunda parte iniciou com Miguel Pinto a criar perigo mais uma vez. Na resposta, Lobo furou pela esquerda, e cruzou para a pequena área, mas infelizmente não encontrou ninguém. O Freamunde pressionava, e aos 10 minutos da segunda parte, Frazão cruzou na direita, de forma aprimorada, e Ricardo Oliveira não perdoou, e finalizou o golo do empate.

 

Grande festa dos adeptos freamundenses, com o sentimento de justiça no marcador.

 

O Baião voltou à carga, e André Freitas fez um grande remate, mas Jota respondeu com grande brilhantismo. Pouco depois, Lobo ao tentar evitar um lançamento para o adversário, perde a bola para o incontornável Miguel Pinto, que esgueirou-se para a área e acabou por servir Diop, que apenas com a baliza pela frente fez o 2-1.

 

 

Ainda com meia hora de jogo pela frente, o Baião jogou muito com a perda de tempo, e com uma boa estrutura defensiva, que foi eliminando os sucessivos ataques do Freamunde. Mauro Silva do banco foi lançado novas peças, de onde se destacam Abílio e Pedro Pereira.

 

Apesar de muitas tentativas, o Freamunde não conseguiu igualar a partida, e averbou a primeira derrota da época.


O resultado mais justo poderia ter sido o empate, contudo o Baião é merecedor da vitória, pela sua eficácia. O Freamunde certamente leva muitos aspectos a melhorar, mas deixou uma imagem segura do seu valor.

 

No próximo domingo, o SC Freamunde recebe o Rio Moinhos, com o objectivo de colocar os capões no trilho das vitórias.

 

ASSINE GAZETA DE PAÇOS DE FERREIRA

Opinião

Opinião

Mobilidade Elétrica: Uma nova era

7/09/2025

Opinião

CXLI – Pela Segurança Interna

7/09/2025

Opinião

A Meditação, Mindfulness e Sessões de Riso em contexto colaborativo

6/09/2025

Opinião

A incrível história do avô Bernardo da Costa Faro

6/09/2025