16/10/2023, 0:00 h
599
Opinião Opinião Politica Partido CDS/PP
OPINIÃO POLÍTICA
Por Óscar Leal (Militante do CDS de Paços de Ferreira)
OPINIÃO POLÍTICA
Nas últimas semanas e em particular nos últimos dias, temos vindo a assistir a um agudizar e extremar as posições dos professores e pessoal não docente com o governo.
Nada de novo até porque as aulas começaram há poucos dias e era previsível que assim acontecesse.
Pensamos que não será neste momento muito relevante saber quem tem razão ou quem não tem. O que é relevante é o facto de muitos alunos estarem sem aulas ou não terem professores para várias disciplinas. O que é relevante é que continuam a acontecer coisas verdadeiramente aberrantes no que diz respeito à colocação dos professores. O que é relevante é que os professores em início de carreira ganham efectivamente pouco.
ASSINE A GAZETA DE PAÇOS DE FERREIRA
Tudo isto não é um problema exclusivo deste governo. Que saibamos estes problemas existem desde sempre e mesmo outros governos com outras ideologias também não resolveram estas questões.
Porquê? Não sabemos.
Também não é com a visão esquerdista de partidos mais ou menos fundamentalistas que tudo se vai resolver, já que para eles era só fazer tudo o que os professores querem e estava resolvido.
Nem tudo ao mar nem tudo à terra …
O problema é com certeza complexo, mas tem solução que passa claramente pela resolução de algumas questões reivindicadas pelos professores e negociar outras.
Não acreditamos que seja necessário obrigar um professor a deslocar-se 400 quilómetros ou mais para dar aulas. Não acreditamos de todo que estas situações tenham de acontecer. Acabem de imediato com isto e vão ver que será mais fácil negociar as outras coisas.
Não acreditamos que seja necessário pagar tão pouco aos professores em início de carreira. Paguem mais, os jovens vão querer abraçar essa nobre profissão e vão ver que será mais fácil negociar as outras coisas.
Como puderam verificar o título deste artigo de opinião (A LUTA CONTINUA) pode deixar alguns um pouco confusos, pois é um título eminentemente reivindicativo e de esquerda.
No entanto, a explicação é muito simples. O assunto da educação é demasiado sério e importante para ser tratado com ideologias pré-concebidas, sejam elas de esquerda ou de direita. O assunto exige um consenso alargado e acima de tudo, resolução de uma vez por todas.
Opinião
17/08/2025
Opinião
13/08/2025
Opinião
11/08/2025
Opinião
10/08/2025