Por
Gazeta Paços de Ferreira

05/12/2024, 11:35 h

375

A Gala e os promotores associativos/desportivos

Destaque Editorial Álvaro Neto

EDITORIAL

A Gazeta de Paços de Ferreira promoveu, na passada semana, uma Gala, com que, ao longo dos anos, vem prestando a sua homenagem aos atletas que, na época transacta, se vêm evidenciando na prática desportiva.

Por Álvaro Neto (Diretor da Gazeta de Paços de Ferreira)

 

É uma homenagem merecida pelos atletas, que tem congregado vários sectores da vida económica, social, desportiva, comunicacional e autárquica.
 

 

É esta congregação, que existe "no terreno", que tem, e muito, contribuído para o crescimento relevante do movimento associativo desportivo, a partir da última década do século anterior.
 

 

Já muito caminho se percorreu, mas ainda existe uma longa caminhada pela frente, durante a qual a análise das deficiências do passado, muitas já ultrapassadas, mas outras persistindo teimosamente, deve servir à construção de um movimento desportivo mais amplo, seguro e mais evoluído técnica e socialmente.

 

 

Recordemos que foi a partir daí que cresceram os clubes com prática desportiva regular, com a sua inscrição nas associações distritais e federações nacionais, em equipamentos desportivos muito rudimentares, mas que propiciaram o exercício a largas centenas de jovens das freguesias, quebrando o (quase) monopólio dos centralistas e históricos Freamunde e Paços de Ferreira.

 

 

 

 

Foi a partir daí que o concelho de Paços de Ferreira se abriu desportivamente ao Distrito, especialmente à sua capital Porto, quebrando, depois, paulatinamente, a “superioridade citadina” com a afirmação das suas personalidade e capacidade.

 

 

Dos pelados de reduzidas dimensões quase todos os clubes já dispõem de recintos desportivos  com dimensões legais, pisos sintéticos, balneários amplos e confortáveis. (No próximo ano, gostaríamos de suprimir “quase”.)

 

 

Dos (inúmeros) exames médicos “à distância”, sem teleconsulta, com eventuais graves riscos para a saúde dos atletas, estes dispõem atualmente de acompanhamento de saúde efectivo e avançado.

 

 

Para não sermos exaustivos, referimos o pessoal técnico: os treinadores/antigos jogadores e o actual quadro de técnicos com formação específica.

 

 

E tudo isto vem sendo possível pela intervenção dos vários sectores da vida económica social, desportiva, comunicacional e autárquica, que estiveram na Gala a homenagear os atletas. (E por muitos dirigentes clubísticos e seus colaboradores, ausentes por razões óbvias.)

 

 

ASSINE A GAZETA DE PAÇOS DE FERREIRA

Opinião

Opinião

Marchemos, mesmo quando ninguém está a olhar

19/07/2025

Opinião

Paulo Ferreira: A pessoa certa para liderar o nosso concelho

19/07/2025

Opinião

PONTO DE SITUAÇÃO

19/07/2025

Opinião

SIM, CONSEGUIMOS

19/07/2025