Já a segunda premissa parece-me de maior relevância para quem defende, em oposição ao individualismo, a resposta comunitária aos problemas da sociedade sendo neste contexto a Estratégia Municipal para a Promoção do Sucesso Escolar um excelente exemplo, que já começou a dar os seus frutos.
Hugo Lopes
O forte e continuado investimento na Educação será sempre recordado como uma bandeira da governação municipal do Partido Socialista.
Muito para além das declarações de intenção, dos anúncios vazios e das políticas do betão, o PS apostou numa política sem precedentes na história deste território, a qual, conjugando as finalidades educativas com a exigências de coesão social, vem demonstrando as efetivas diferenças ideológicas relativamente à direita, não só nos objetivos, mas também nas ações políticas e nos seus resultados.
Para o PS todos devem partir do mesmo patamar de base, para atingir as suas aspirações de crescimento e construção de um futuro risonho. Mas vamos mais longe: consideramos que ninguém pode ficar para trás, no que concerne às características individuais que possam atrasar esse crescimento e desenvolvimento educativos.
A primeira premissa continua bem patente nas medidas que impactam o dia-a-dia dos munícipes: manuais escolares gratuitos; transportes escolares gratuitos; refeições escolares gratuitas e já no próximo ano letivo ainda com maior qualidade e adequação nutricional; requalificação do parque escolar, em curso; abertura de creches e berçários cobrindo as necessidades de toda a população, através do financiamento do PRR; Atividades de Enriquecimento Curricular de elevada qualidade como é o caso do projeto “Vamos Aprender a Nadar”, abrangendo já 900 crianças.
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Já a segunda premissa parece-me de maior relevância para quem defende, em oposição ao individualismo, a resposta comunitária aos problemas da sociedade sendo neste contexto a Estratégia Municipal para a Promoção do Sucesso Escolar um excelente exemplo, que já começou a dar os seus frutos. No passado dia 5 de Julho foram apresentados os primeiros dados do impacto desta estratégia, a qual foi uma decisão política deste executivo de ir para além da estratégia supramunicipal e dos fundos comunitários, investindo fundos municipais nos percursos de valorização do sucesso escolar.
Os resultados foram avassaladores. Mais de 98,8% das crianças com dificuldades melhoraram as suas competências e desenvolveram maior capacitação no contexto da consciência fonológica, que resulta numa maior adaptação para a aprendizagem da leitura e da escrita. Foram resultados reconhecidos e aplaudidos, não só pelas lideranças locais do ensino, mas também pelos responsáveis da DGEstE, da CIM Tâmega e Sousa e da CCDR-Norte.
Paços de Ferreira é, assim, um exemplo na coesão social e na promoção da equidade territorial, no contexto da educação, porque para o PS ninguém pode ficar para trás.