Por
Gazeta Paços de Ferreira

29/09/2024, 0:00 h

286

A Cambalhota do PS nas Águas de Paços de Ferreira

Opinião Opinião Politica Partido Social Democrata

OPINIÃO POLÍTICA

A recente aprovação do novo acordo de extensão do contrato com a Águas de Paços de Ferreira (AdPF) é a demonstração clara de uma verdadeira cambalhota política do Partido Socialista (PS).

Por Miguel Pereira (Vice-Presidente do Partido Social Democrata de Paços de Ferreira)

 

O partido que, durante anos, construiu a sua narrativa em torno da crítica feroz à concessão de águas no concelho, acusando a concessionária de ser um "mau inquilino", agora decide estender-lhe o contrato por mais 15 anos. 

 

 

Enquanto candidato, com uma bandeira do PS na mão e com os cartazes do M6N na outra, o atual presidente da Câmara Municipal, Humberto Brito, prometia remunicipalizar o serviço, devolvendo o controlo da água ao município, acusando  a concessionária de ser exploradora e de prejudicar os interesses dos pacenses. A sua retórica anti-concessionária alimentou campanhas eleitorais, nas quais garantiu que a gestão das águas seria municipal.

 

 

Contudo, o que vemos hoje é o completo oposto daquilo que foi prometido. Após anos de críticas e promessas de mudança, o PS decide manter a concessionária e prolongar o contrato, traindo os compromissos assumidos com a população. Passaram de considerar a AdPF um "mau inquilino" a estender-lhe as chaves por mais 15 anos.

 

 

 

 

Mas pior ainda é que neste novo acordo não existem garantias de expansão das redes de água e saneamento, ainda há a possibilidade de novos pedidos de reequilíbrio financeiro que poderão sobrecarregar os cofres municipais e, no final do contrato poderemos receber uma rede obsoleta, pois as obras de manutenção não são garantidas. A continuidade desta concessão é, no fundo, uma rendição completa aos interesses privados.

 

 

O PSD sempre votou contra uma gestão que, ao invés de defender os pacenses, continua a favorecer a concessionária. Esta decisão é um reflexo da incapacidade do PS em cumprir com as suas promessas e gerir o município com seriedade e responsabilidade.

 

 

A cambalhota política do Partido Socialista não deve ser esquecida. Os pacenses merecem uma gestão que honre os compromissos assumidos e que defenda verdadeiramente os interesses públicos.

 

 

ASSINE A GAZETA DE PAÇOS DE FERREIRA

Opinião

Opinião

Cascas de banana…

17/08/2025

Opinião

De tostão em tostão… se alcança o milhão ou a dimensão colectiva dos direitos do consumidor

13/08/2025

Opinião

A Bolsa de Valores

11/08/2025

Opinião

Gastroparésia: Quando o estômago perde o ritmo

10/08/2025