18/09/2020, 20:01 h
120
Realizou-se no passado dia 12 de setembro o XIX Congresso da Federação Distrital do Porto. Em tempos de pandemia, num cenário novo e inusitado, as regras da DGS obrigaram a uma diminuição drástica dos participantes. Assim, a agitação e vivacidade no local, que normalmente marca os congressos da maior Federação Distrital do país, não teve a mesma expressão. No entanto, esta menor movimentação foi compensada com uma excelente organização que envolveu, inclusivamente, o uso de meios eletrónicos como nunca antes tinha sidoexperimentado.
Este congresso contou com a presença de algumas das mais relevantes figuras do PS atual, com óbvio destaque para a presença do Primeiro-ministro e Secretário Geral, António Costa, o que representou um momento de diagnóstico perspicaz e assertivo face à realidade critica que o país enfrenta, mas também um momento de esperança e de apelo à união de todos os quantos se quiserem associar para a melhor aplicação dos fundos europeus que estarão ao dispor de Portugal, enfatizando o compromisso do Partido Socialista em continuar a combater a pobreza e em aprofundar o processo dedescentralização, onde as autarquias terão um papel fulcral.
Mas este congresso representou, também, uma clara afirmação de um trabalho de consistência e de continuidade da concelhia de Paços de Ferreira
Este evento revelou-se um espaço rico de análise política no qual a linha ferroviária do Vale do Sousa ocupou um lugar central com vários dos atores políticos pertencentes a esta distrital, mesmo aqueles que não beneficiarão diretamente desta, a reclamarem a necessidade da sua construção.
Mas este congresso representou, também, uma clara afirmação de um trabalho de consistência e de continuidade da concelhia de Paços de Ferreira porquanto esta viu serem eleitos dois dos seus membros para os órgãos federativos da Comissão Política Federativa, pela lista encabeçada pelo camarada Manuel Pizarro, que obteve uma vitória eloquente.
Esta é uma vitória de um coletivo, de toda uma concelhia e do próprio município e que traduz as vitórias do PS no concelho bem como o bom trabalho do executivo socialista na Câmara Municipal de Paços de Ferreira.
O facto da linha ferroviária do Vale do Sousa ter sido chamada ao centro da discussão na relação com este reconhecimento, fez com que este XIX Congresso da Federação Distrital do Porto representasse um forte motivo de orgulho para a concelhia que tenho a honra de presidir, mas, também, que significasse um desafio presente e futuro que nos cabe, a todos, fazer merecer.
A Presidente da Concelhia de Paços de Ferreira
Armanda Fernandez
Opinião
17/08/2025
Opinião
13/08/2025
Opinião
11/08/2025
Opinião
10/08/2025