Por
Gazeta Paços de Ferreira

14/11/2020, 16:03 h

56

UM POSTAL

A senhora bastonária da Ordem dos Enfermeiros é um postal! Apareceu hoje em entrevista na televisão a lançar achas para a fogueira, com aquele ar cândido que lhe é imagem de marca. Por ela “fechava tudo duas ou três semanas”. Ela não compreende as comemorações do 25 de abril, do 1.º de maio, o “Avante”, o grande prémio de automobilismo, como se fosse tudo igual, no mesmo tempo histórico e nas mesmas exigências sanitárias.

A senhora bastonária reproduz a chamada vox populli demagógica e isenta de rigor. Veja-se o caso da urgência de Penafiel. A senhora bastonária diz na sua linguagem própria de uma feira que “Amarante foi infetada por Penafiel” e que “se limpou os doentes da Urgência de Penafiel por causa da visita da senhora Ministra”. Caramba, tanta desonestidade dói. Perante o descalabro assistencial que se viveu na Urgência de Penafiel, fruto obviamente de um acesso enorme de pessoas utentes, com mortes em condições lamentáveis, o que queria a senhora bastonária que se fizesse? Que se mantivesse o quadro emergente, para que a senhora ministra disso tivesse conhecimento presencial? Mas os doentes são cobaias? Não foi mais expedito e razoável distribuir utentes por outras unidades de saúde como se fez? E a visita da senhora ministra foi adequada, oportuna e justificada ou não?

Andaria melhor a senhora bastonária se incluísse nos condenáveis eventos de risco o congresso de Évora do Chega, esse sim sem máscara, sem distância de segurança, o beijinho que foi dar ao “amiguinho” do Chega, que é simultaneamente prestador de “serviços” da Ordem . Andaria melhor a senhora bastonária da Ordem se se demarcasse da sua, muito sua “greve pertinente” dos enfermeiros, que tiveram a lucidez de a não seguir, em momento tão difícil e exigente. Reivindicar direitos e reconhecimentos, sim , mas agora, hipotecar o prestígio alcançado pela classe, não.

A senhora bastonária da Ordem dos Enfermeiros é um postal! Enviado pelo PSD, ou pelo Chega, pouco importa. Deveria ser reenviado o mais breve possível para o mundo real.

Cristiano Ribeiro

Assine e divulgue Gazeta de Paços de Ferreira

Assinatura anual 20,00

Com acesso gratuito à  edição electrónica

Opinião

Opinião

Cascas de banana…

17/08/2025

Opinião

De tostão em tostão… se alcança o milhão ou a dimensão colectiva dos direitos do consumidor

13/08/2025

Opinião

A Bolsa de Valores

11/08/2025

Opinião

Gastroparésia: Quando o estômago perde o ritmo

10/08/2025