Por
Gazeta Paços de Ferreira

28/01/2021, 1:33 h

75

Pequenas notas históricas

A participação da equipa do 1º de Maio de Figueiró, na sua primeira época, no Campeonato de Amadores da Associação de Futebol do Porto, caracterizou-se por um exemplar desportivismo, muito embora nunca pusesse de lado o objetivo de vencer os jogos que ia disputando. No entanto, a vitória nunca estava acima de outros valores, desportivos e humanos.

Um claro exemplo desata atitude verificou-se num jogo disputado no seu campo, em Maio de 1990, com a equipa de S.Gens, da freguesia de Senhora da Hora, do concelho de Matosinhos, que venceu por 1-0, apesar de ter jogado em larga inferioridade numérica durante muito tempo.

Para narrar os factos, vou socorrer-me da crónica do jogo, publicada no Jornal TVS- Terras do Vale do Sousa, na sua edição de 10.5.90.

“ A equipa de S. Gens marcou o golo nos primeiros minutos, num desentendimento entre um defesa local e o seu guarda-redes. O 1º de Maio tentou o empate, mas o imprevisto aconteceu. Antes dos 15 minutos de jogo, já o árbitro expulsara três jogadores visitantes e um elemento do Banco, todos por insultos impróprios de desportistas.

O árbitro agiu correctamente, mas incendiou um barril de pólvora.

A assistência dos visitantes invadiu o campo, os jogadores visitantes fizeram menção de abandonar o jogo e os ânimos só serenaram, algum tempo depois, com o reinicio do jogo, para o qual muito contribuiu a acção dos jogadores e dirigentes locais, numa atitude de puro desportivismo, pouco vulgar, e que cumpre salientar.”

Mais se pode ler na crónica:

“ A três minutos do final, o guarda-redes visitante foi expulso, por demorar a reposição da bola em jogo” e “a equipa de S. Gens ganhou com mérito, embora com bastante sorte”.

Resta-me acrescentar que, caso a equipa do 1º de Maio de Figueiró tivesse vencido este encontro, teria subido de divisão.

Esta subida só viria a acontecer na época seguinte (1990/91), embora tivesse concluído a prova com uma pontuação que lho não permitiria.

Aconteceu ter beneficiado de uma sanção (derrota) na secretaria aplicada à equipa que se classificara imediatamente antes de si.

(Ainda se diz que não há Justiça no Futebol….)

Assine e divulgue Gazeta de Paços de Ferreira

Assinatura anual 20,00

Com acesso gratuito à  edição electrónica

Opinião

Opinião

Cascas de banana…

17/08/2025

Opinião

De tostão em tostão… se alcança o milhão ou a dimensão colectiva dos direitos do consumidor

13/08/2025

Opinião

A Bolsa de Valores

11/08/2025

Opinião

Gastroparésia: Quando o estômago perde o ritmo

10/08/2025