22/10/2020, 15:44 h
81
A Distrital do Porto do PSD emitiu um comunicado a congratular-se com o "puxão de orelhas " que o Primeiro Ministro António Costa veio dar aos autarcas de Paços de Ferreira, Lousada e Felgueiras e ao Director Executivo da ACeS Tàmega III.
Segundo a Distrital social democrata , "A reunião que António Costa convocou ontem, com caráter de urgência, é a prova inequívoca de uma descoordenação sem paralelo das autoridades de saúde local e da completa desorientação e inoperância dos presidentes das Câmaras Municipais, face ao desenrolar dos acontecimentos.
Por isso, a deslocação do Primeiro-Ministro a Paços de Ferreira só pode ser entendida como um “puxão de orelhas”, que apenas peca por tardio, uma vez que esta é a região do país com mais casos por 100.000 habitantes e era público e notório, nos últimos dias, o pânico e o desnorte das autoridades sanitárias e municipais, quer pela adoção de medidas contraditórias, quer pelo discurso errante e incoerente."
E haverá razões para a admoestação governamental, pois, segundo a organização liderada por Alberto Machado, "a falta de ação e a descoordenação dos municípios nesta matéria, face ao risco de contágio numa região fortemente industrializada, com milhares de trabalhadores, é confrangedora. Não há conhecimento de um plano de contingência articulado com o ACeS e as Associações Empresariais. Qualquer presidente de Câmara minimamente diligente teria acionado este mecanismo, senão antes, logo a seguir ao levantamento do estado de emergência.
Ma também Hugo Lopes, Director Executivo da ACeS Tâmega III, líder dos Serviços de Saúde nesta região, não deixa de "leva pau pr'a tabaco" da Distrital social democrata:
"As declarações do diretor executivo do ACeS Tâmega III, Dr. Hugo Lopes, são absolutamente irresponsáveis, sem nexo e negligentes.
Na verdade, justificar o aparecimento de 944 casos, nos últimos 7 dias, com as ligações familiares, é uma justificação bizarra e, no mínimo, pouco séria, de alguém que é o responsável máximo pela gestão da situação pandémica na região e que, no meio de uma emergência, parece estar atarantado a gerir o caos."
Assine e divulgue Gazeta de Paços de Ferreira
Assinatura anual 20,00
Com acesso gratuito à edição electrónica
Opinião
17/08/2025
Opinião
13/08/2025
Opinião
11/08/2025
Opinião
10/08/2025