
Decorreu no passado dia 13 de dezembro, nas Instalações da Associação Empresarial de Paços de Ferreira (AEPF), a Oficina “M&V - Inovação Colaborativa: o próximo passo”, no âmbito do Projeto M&V: Desafio à Competitividade, na qual marcaram presença associações, empresas e ainda entidades da indústria criativa e do Sistema Científico-Tecnológico (SCT).

Ao longo da manhã foram debatidas questões centrais para a promoção da competitividade das empresas da região, nomeadamente através da partilha de soluções e debate de ideias com o intuito de fomentar e facilitar a aproximação intuitiva entre empresas e entidades.
Na presente oficina ficou claro que, apesar das dificuldades reconhecidas, o caminho a seguir é no sentido de promover estratégias coletivas onde, de forma direta ou indireta, se possa partilhar recursos e competências através da cooperação entre empresas e entidades, como meio para a introdução de princípios de variedade relacionada e de inovação colaborativa, para fomentar o desenvolvimento regional sustentado.
Ficou, assim, reconhecida a importância da cooperação e coopetição, para colmatar carências de competitividade entre as empresas.
Paulo Dinis (Dr.), Presidente Direção Executiva Conselho Empresarial do Tâmega e Sousa referiu “(…) a importâncias das redes informais e de iniciativas como as desenvolvidas pela AEPF, no âmbito dos Projetos de Apoio às Ações Coletivas, para a promoção da competitividade das empresas da região e para o crescimento sustentado do setor (…)”
A presente oficina, trouxe para cima da mesa o tema da clusterização e a sua importância para a região, foram debatidos os pontos fortes e fracos para este objetivo e delineadas estratégias de continuidade pelos presentes.
A Oficina M&V é uma ação
financiada através do Programa Operacional Regional do Norte, pela União Europeia e pelo Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional, no âmbito do Projeto M&V: Desafio à Competitividade.