Por
Gazeta Paços de Ferreira

04/08/2021, 23:15 h

62

O LADO MAIS NEGRO DA HISTÓRIA

Os países ocidentais, assumindo-se como cães de fila protetores dos norte-americanos, abandonaram agora o Afeganistão, de fininho, quais ratos esfomeados saindo do porão.

Passados quase vinte anos, assim acaba de forma patética a sua “nobre missão” de “cumprir” a promessa de “libertar”, “modernizar”, “ocidentalizar”, “legitimar” influências e princípios ditos democráticos.

A invasão chegou ao fim.

O legado repete a Síria, a Líbia, o Iraque.

Da base de Bagram, último bastião, os norte-americanos saíram de noite, sem aviso ao comandante afegão local.

Que belo filme de guerra dará este enredo agora conhecido!

Para trás ficam centenas de milhar de mortos, muitos milhões de dólares enterrados, uma derrota militar às mãos de uma horda de selvagens, o regresso a práticas medievais, um fiasco político gigantesco, o desprestígio total de políticos e organizações internacionais.

Nesse lodaçal chafurdam também algumas eminências políticas portuguesas.

Restará um futuro político incerto, mas possível para o Afeganistão e uma rede poderosa de produção e comercialização de heroína, cultivada nos campos do ópio, e cujos rendimentos vão suportando as aventuras militares do Império.

A História não absolverá quem, há 40 anos, decidiu alimentar política e militarmente o terrorismo, nacional e internacional.

Incoerência e demagogia

Quando o secretário geral do PS António Costa tenta "apoucar" os municípios que não aceitaram a descentralização proposta pelo governo, vendo nisso falta de empenho e coragem...

Quando o Primeiro Ministro António Costa ignora as reservas e a posição contra as medidas "descentralizadoras" na Educação, Saúde, Proteção Ambiental tomadas por muitos municípios de várias cores, pela ANMP, pela ANAFRE, e com expressa justificação...

Quando o Dr. António Costa disso se lembra, para ajudar a "salvar" a sua candidata "amiga" em Almada, esquecendo que, por exemplo Paredes, e a sua liderança autárquica, socialista , igualmente votou contra a descentralização, no que foi acompanhada por todo espetro partidario...

fica evidente que a incoerência e a demagogia vieram par ficar.

Cristiano Ribeiro, Dirigente do PCP

ASSINE E DIVULGUE GAZETA DE PAÇOS DE FERREIRA

ASSINATURA ANUAL DA EDIÇÃO ELECTRÓNICA – 10 EUROS

ASSINATURA ANUAL DA EDIÇÃO IMPRESSA (COM ACESSO GRATUITO À EDIÇÃO ELECTRÓNICA) 20 EUROS

Opinião

Opinião

Cascas de banana…

17/08/2025

Opinião

De tostão em tostão… se alcança o milhão ou a dimensão colectiva dos direitos do consumidor

13/08/2025

Opinião

A Bolsa de Valores

11/08/2025

Opinião

Gastroparésia: Quando o estômago perde o ritmo

10/08/2025