22/03/2021, 1:50 h
201
Mário Sérgio está a cumprir a sua 21ª época como profissional, no Felgueiras, no terceiro escalão do futebol português.
Nascido em Lordelo (Paredes), é uma referência do FC Paços de Ferreira, onde fez toda a sua formação. Foi aí que o conheci, sob o comando de Miguel Alvarez e António Dias. Brilhava no meio campo, posição onde sempre o gostei mais de ver. Mas, ainda antes de passar a sénior, fixou-se a lateral direito, posição onde José Mota o lançou na 1ª Liga. Três anos foram suficientes para passar a ser um nome incontornável do FC Paços de Ferreira e convencer o Sporting a avançar para a sua contratação. Dono de um pé direito fabuloso, onde os cruzamentos e os livres directos sempre foram a sua imagem de marca, Mário Sérgio jogou na Liga Europa e na Liga dos Campeões, passou pela Ucrânia e pelo Chipre, tendo somado vários títulos.
Além dos atributos técnicos e tácticos, sempre vi em Mário Sérgio um exemplo, daí também ter sido, em quase todo lado onde passou, capitão de equipa.
Nos dias de hoje, não há nenhum pacense que não se lembre de Mário Sérgio. Figurará, de certo, na maioria dos adeptos, como um dos melhores de sempre. Para mim, indiscutivelmente.
Quem sabe nunca esquece e pude, mais uma vez, comprovar isso mesmo. E que gozo me deu vê-lo ao vivo. Aos 39 anos (28/07/1981), Mário Sérgio continua em grande: faz a lateral direita toda, gere o jogo, não falha um passe, cruza hoje como cruzava há 10 anos e....melhor era impossível...marcou um golaço de livre directo, como só ele sabe (tive de me conter para não festejar!). Apesar de estar no 3º escalão, digo sem problemas que podia muito bem ainda estar na 1ª Liga. E, sem desprimor para o Felgueiras e demais clubes, nem para o escalão em si, era lá (na 1ª Liga) que Mário Sérgio devia terminar – não por uma questão de homenagem, mas porque tem qualidade!
Em Felgueiras andam, também, sob a orientação do “Senhor Capitão” outros talentos da formação pacense (Nuno Lima, Luís Bastos e Pedro Ribeiro), que oxalá consigam ter, pelo menos, carreira igual a Mário Sérgio. E que aproveitem os sábios conhecimentos e o privilégio enorme de poderem aprender com ele.
Da formação pacense, outros andam por aí, como Tiago Valente e Cadu, ainda em actividade, que resistem em terminar a carreira, a partilhar conhecimentos e experiências com os mais novos – sortudos!
Juvenal Brandão
Treinador de Futebol UEFA Pro (Grau IV)
Licenciado em Gestão de Desporto
ASSINE E DIVULGUE GAZETA DE PAÇOS DE FERREIRA
A PARTIR DE ABRIL O ACESSO A ESTA EDIÇÃO ELECTRÓNICA SERÁ RESERVADO AOS ASSINANTES – DESTA EDIÇÃO E DA EDIÇÃO IMPRESSA.
ASSINATURA ANUAL DA EDIÇÃO ELECTRÓNICA – 10 EUROS
ASSINATURA ANUAL DA EDIÇÃO IMPRESSA (COM ACESSO GRATUITO À EDIÇÃO ELECTÓNICA) 20 EUROS
Opinião
17/08/2025
Opinião
13/08/2025
Opinião
11/08/2025
Opinião
10/08/2025