Por
Gazeta Paços de Ferreira

04/02/2021, 1:03 h

60

NOTICIAS DIÁRIAS DA INFEÇÃO

31 JAN 2021

4) A gestão da ansiedade e a comunicação são pedras importantes da estratégia de combate à infecção COVID em termos comunitários. A primeira se não controlada agrava a situação. A segunda constitui nos tempos correntes uma arma que se mal utilizada pode ser fatal. Infelizmente estamos no patamar dos piores exemplos.

A reportagem da SIC Mulher “Coronovírus- How to isolate yourself” , de origem inglesa sobre a infeção e suas dimensões, constitui uma sábia e adequada peça televisiva, verdadeiro serviço público, completamente ao arrepio do que por aqui se vai fazendo. Embora não sendo atual, pois datada de uma época de não confinamento, convém dar uma vista de olhos sobre o papel do jornalismo sério e sobre o papel dos profissionais de saúde no esclarecimento do público no meio da pandemia.

Em primeiro lugar, ninguém se apresenta, de mascara, fato de protecção, ou no local de trabalho. Aspeto marcante, o cenário das entrevistas é a casa, o jardim o, o anfiteatro de uma Escola. Aquelas imagens encenadas em que o próprio entrevistador se assume como membro de equipas de emergência médica, suscitando medo e ansiedade, não existem.

E depois. O conteúdo. Como gerir a ansiedade e o aborrecimento do comum dos mortais? Como ocupar o tempo do confinamento ou isolamento em casa’?

Vejamos algumas orientações, algumas aprendizagens, nestes períodos difíceis.

Importa estabelecer rotinas (sim estabelecer rotinas /horários/ metas! ) em fins de semana de isolamento . Não basta a TV, o Telemóvel., o filme caseiro. Aconselha-se os jogos, os puzzles, os trabalhos manuais, a leitura, o tricotar. Importa verbalizar com limites o medo da doença e da morte, nossa e dos outros, mesmo com algum humor negro. Importa encontrar o cantinho ou quarto, a divisão de refúgio onde cada um possa estar com espaço e sossego isolado. Importa saber como proceder com a febre e a tosse, com sinais ténues ou graves de doença. Importa não culpabilizar nem criar falsas expetativas de que o vírus não se propaga, antes ensinar a conseguir abrandar essa propagação.

E o que temos nós neste País à beira mar plantado? Reportagens diárias com imagens de hospitais, de ambulâncias, de mascaras e fatos de protecção, gráficos e previsões, ameaças e apelos melodramáticos, polémicas estéreis, declarações de bastorários, bestionários e especialistas de todos os quadrantes, com espectáculos de permeio do mais baixo nível de musica pimba ou intermináveis programas de comentários desportivos.

Cristiano Ribeiro, Dirigente do PCP.

Assine e divulgue Gazeta de Paços de Ferreira

Assinatura anual 20,00

Com acesso gratuito à  edição electrónica

Opinião

Opinião

Cascas de banana…

17/08/2025

Opinião

De tostão em tostão… se alcança o milhão ou a dimensão colectiva dos direitos do consumidor

13/08/2025

Opinião

A Bolsa de Valores

11/08/2025

Opinião

Gastroparésia: Quando o estômago perde o ritmo

10/08/2025