04/12/2020, 0:24 h
154
O antigo Hospital da Misericórdia de Paços de Ferreira foi finalmente reconvertido no Hospital de Campanha COVID-19 – Estrutura de Apoio de Retaguarda (EAR), com capacidade para receber até 35 doentes com COVID. Inaugurado na passada segunda-feira, 23 de novembro, conta com uma equipa constituída por um médico, cinco enfermeiros e mais 20 funcionários.
A finalidade desta EAR é a de libertar camas hospitalares, destinando-se a utentes com COVID internados em hospitais do distrito do Porto, em especial “os doentes que não têm condições em suas casas para cumprir o isolamento obrigatório, ou aqueles que são provenientes de estruturas de apoio social, como por exemplo, lares, cujo regresso à instituição pode colocar em perigo os demais”, podendo servir ainda para “acomodar utentes de instituições sociais, onde possam ocorrer surtos COVID”, esclareceu a Autarquia.
O Centro Qualifica da Profisousa realizou, no dia 5 de novembro de 2020, sessões de júri, que resultaram na atribuição de certificados, desde o 6.º ao 12.º ano, decorrentes do acompanhamento em processos de Reconhecimento, Validação e Certificação de Competências (RVCC).
José Santos, com 76 anos e reformado da Transbase do Intermarché, certificou o 6.º ano de escolaridade, provou que “O Saber não tem Idade” e prometeu não parar por aqui, investindo, já de seguida, no 9.º ano de escolaridade.
A candidata Alice Freitas, costureira de profissão, e o candidato Américo Bessa, atualmente a apostar no aumento das suas qualificações escolares e profissionais para reingressar no mercado de trabalho, também concluíram os seus percursos de certificação com equivalência ao 9.º ano.
Patrícia Martins, que durante o seu processo de RVCC emigrou para o Brasil, esteve na sua sessão de júri de certificação, à distância de um oceano, em direto de São Paulo, partilhando o seu projeto criativo e sustentável "Costura Portuguesa".
Patrícia Martins viu, assim, reconhecidas as suas competências de nível secundário, conquistando o tão merecido 12.º ano de escolaridade.
Os processos de Reconhecimento, Validação e Certificação de Competências (RVCC) permitem aos adultos, que não tiveram oportunidade de prosseguir estudos, aumentar a sua escolaridade, através da valorização das suas experiências pessoais, sociais e profissionais.
O processo é acompanhado por um Técnico de Orientação, Reconhecimento, Validação e Certificação de Competências e por uma equipa de formadores, que conduz os adultos na construção das suas narrativas, de forma a demonstrarem como, ao longo das histórias das suas vidas, conseguiram desenvolver competências em diversas áreas do saber, que relevam para a certificação escolar e/ou profissional.
Não perca a oportunidade de aumentar a sua escolaridade! Inscreva-se em: http://bit.ly/2JbDZv3 ou visite o Centro Qualifica da Profisousa | T. 255 964 143 | www.profisousa.pt
A Câmara Municipal tem em curso uma campanha de testes rápidos destinada a todos os funcionários e gerentes do comércio local, restauração e similares, integralmente suportada pelo Município. Trata-se de testes rápidos de deteção de antigénio para o SARS CoV-2, realizados através de colheita por zaragatoa. Os resultados estão disponíveis em 15 minutos.
Os proprietários dos estabelecimentos comerciais devem efetuar a inscrição, indicando o número total de funcionários a testar, em: https://bit.ly/3fi0uxK
A Associação Empresarial (AEPF) está a promover o recurso ao comércio eletrónico junto dos negócios locais, através da criação da plataforma “Marketplace Paços de Ferreira”. A adesão é gratuita e os 100 primeiros comerciantes a inscreverem-se usufruem de uma anuidade gratuita. Para mais informações contacte: 937 774 487, [email protected]
A Câmara Municipal e Associação Empresarial de Paços de Ferreira (AEPF) lançaram, a campanha “Compre, Raspe e Ganhe”, que decorrerá durante todo o mês de dezembro.
O objetivo desta iniciativa passa pela promoção, dinamização e criação de oportunidade de negócio ao setor do comércio e restauração, neste momento particularmente difícil.
Desde terça feira, 18 de novembro, a Câmara Municipal de Paços de Ferreira, através do seu Espaço Empresa, providencia ao comércio local e restauração, informação e ajuda no acesso às verbas disponibilizadas pelo Estado. Este serviço é totalmente gratuito. Contactos: 255 860 721, [email protected]
Assine e divulgue Gazeta de Paços de Ferreira
A 3 de novembro, este hospital tinha 235 doentes com COVID internados, na manhã da passada terça-feira, dia 24 de novembro, eram apenas 199 os doentes em internamento.
Na altura do pico, concentrava 10% de todos os doentes com COVID do país, três vezes mais doentes que o S. João e quatro vezes mais que o Hospital de Santa Maria, de acordo com o presidente do seu Conselho de Administração. Nessa ocasião, num só dia chegaram a estar na urgência cerca de 890 doentes, alguns dos quais aguardaram perto de 16 horas para serem atendidos.
Receando um agravamento das medidas restritivas, os presidentes das Câmaras Municipais de Paços de Ferreira, Lousada e Felgueiras enviaram uma carta ao primeiro ministro, no passado dia 18 de novembro, onde frisavam que “os autarcas, as instituições, as empresas e as comunidades destes Municípios, e as próprias famílias, têm acatado e implementado no terreno todas as decisões e orientações emanadas pelo Poder Central e seus organismos, relativamente à situação pandémica em que vivemos”, pelo que não se justificava mais restrições.
Na carta da Direção da Associação Empresarial de Paços de Ferreira, datada de 20 de novembro, solicitava-se o apoio governamental para a indústria e comércio local, designadamente facilitando o “acesso e apoio à condução de testes rápidos” e o “reforço das equipas e mecanismos de saúde pública”, para assegurar a celeridade nos processos, além de outras medidas sugeridas. A Direção da AEPF terminava a carta enviada ao primeiro ministro salientando que “o concelho não pode fechar, o concelho não pode parar”.
LEIA DEBATE NA PROXIMA EDIÇÃO IMPRESSA DE 10 DE DEZEMBRO
Assine e divulgue Gazeta de Paços de Ferreira
Com acesso gratuito à edição electrónica
Opinião
17/08/2025
Opinião
13/08/2025
Opinião
11/08/2025
Opinião
10/08/2025