19/05/2021, 1:16 h
123
O lúpus é uma doença auto-imune, inflamatória e crónica que surge porque o nosso sistema imunitário passa a atacar o próprio organismo. O tipo mais frequente é o lúpus eritematoso sistémico que pode afectar articulações, rim, pulmao, coração, sangue e pele.
Afecta maioritariamente mulheres em idade reprodutiva. É uma doença de causa desconhecida, embora a investigação aponte para que factores genéticos, hormonais e imunológicos possam estar na sua origem. Os sintomas mais comuns são fadiga, falta de apetite, manchas vermelhas na face sob a forma de borboleta, dor nas articulações e tosse persistente, entre outros .
O Lúpus não tem cura. São usados medicamentos para controlar os sintomas e melhorar a qualidade de vida dos doentes. Contudo, para controlar esta doença torna-se necessário recorrer com frequência a anti-inflamatórios, corticoides e imuno-supressores para o resto da vida o que implica apreender a viver com a doença e com os efeitos secundários destes medicamentos.
Na visão da Medicina Chinesa o lúpus advém essencialmente de vazio de energia de rim responsável pela manutenção do nosso sistema imunitário. A Medicina Chinesa não cura esta doença, mas é uma excelente opção no controle de sintomas, evitando assim a sobrecarga de medicação. Esse trabalho é feito com recurso a acupuntura, fitoterapia e aconselhamento sobre hábitos alimentares e exercício. Desde logo a importância de exercício físico regular com especial destaque para práticas que trabalhem corpo, mente e espírito tais como Yoga ou Tai Chi.
Quanto à alimentação deve ser evitado o consumo de leite e derivados, bem como produtos processados e açúcar.
A Medicina Chinesa será sempre um complemento importante no tratamento desta doença mas não substitui o tratamento médico convencional.
Manuela Santos
Especialista de Medicina Tradicional Chinesa
Licenciada em Enfermagem
https://www.facebook.com/acupunturamanuelasantos
ASSINE E DIVULGUE GAZETA DE PAÇOS DE FERREIRA
ASSINATURA ANUAL DA EDIÇÃO ELECTRÓNICA – 10 EUROS
ASSINATURA ANUAL DA EDIÇÃO IMPRESSA (COM ACESSO GRATUITO À EDIÇÃO ELECTÓNICA) 20 EUROS
Opinião
17/08/2025
Opinião
13/08/2025
Opinião
11/08/2025
Opinião
10/08/2025