27/12/2020, 11:30 h
69
Estamos na reta final de 2020, um ano que nos surpreendeu e nos pôs à prova como seria inimaginável.
Quantas vezes ficamos reféns de políticas nacionais ou até internacionais e as culpamos do rumo que somos obrigados a tomar. Quando as 12 badaladas do dia 31 de dezembro de 2019 soaram, no meio de brindes e passas, estaríamos longe de imaginar o que 2020 nos tinha reservado. Jamais imaginaríamos que um vírus nos iria confinar de tal forma que as escolas teriam que fechar e viver numa indefinição, tal como temos vivido.
Sem dúvida que a nossa capacidade de resiliência e de superação foi posta à prova, mas estou convicta que conseguimos contornar, em pouco tempo, obstáculos que nem suporíamos.
Num curto espaço de tempo conseguimos que todos os alunos do Agrupamento de Frazão tivessem acesso a material informático e internet, permitindo estabelecer um ensino à distância que, embora não seja o ideal, minimiza estragos.
O presente ano letivo começou com a incerteza no horizonte. Várias turmas completas ou apenas alguns alunos ficaram em isolamento, mas continuaram em suas casas o ensino ainda que à distância.
É impossível voltar atrás…nunca mais a escola será como foi. Atualmente habituamo-nos a ter alunos à nossa frente, seja na sala de aula física, seja virtual. Tornou-se rotina ter um computador ligado nas nossas salas e dar aulas a alunos na sala e em casa, em simultâneo. Alunos que adoecem, e que é normal ainda mais no outono ou inverno, deixam de estar privados do ensino e podem acompanhar as aulas no aconchego das suas casas. Antes de março essa não era uma realidade… Algo mudou, e neste aspeto para melhor!
O nosso Agrupamento, e penso que as escolas em geral, investem no plano tecnológico como forma de incluir cada aluno. Está previsto que o governo ceda a todos os alunos um computador, mas nós já o fazemos desde maio pois conseguimos adquirir material para empréstimo.
Em suma, uma evolução digital que não aconteceria tão cedo, não fosse o COVID-19.
2021 e os projetos Erasmus
Não temos dúvidas que 2021 será um ano incerto, mas continuamos a ser ambiciosos. O nosso Agrupamento continua na senda da projeção europeia, estabelecendo parcerias com diversos países, nomeadamente Grécia, Roménia, Sérvia, Bulgária, Turquia, Letónia, Croácia, República da Macedónia do Norte, Polónia, Itália e Espanha.
Iniciamos cinco novos projetos que se juntam a dois outros que estão na fase final de execução. Os projetos aprovados abrangem todos os níveis de educação e ensino do Agrupamento. As crianças da educação pré-escolar estarão envolvidas no projeto “Little Nature Lovers”; os alunos do primeiro e segundo ciclos serão os campeões de Matemática -“Become European Math Champions”; o terceiro ciclo vai trabalhar as alterações climáticas e a criação de um ambiente sustentável com o projeto “ClimAct Now” e, por último, o projeto “Let it sound, Till Everybody Notice” procurará sensibilizar para os comportamentos desviantes do bullying. Há, ainda, o projeto “Change to Improve Learning”, orientado para a formação de professores e pessoal não docente, visando a mudança nos processos de ensino/aprendizagem.
Não se vislumbra para já que a situação pandémica permita a mobilidade quer de alunos, quer de docentes, mas o trabalho colaborativo faz-se à distância e as dinâmicas vão sendo implementadas. Também não podemos voltar atrás na questão dos projetos Erasmus e dos intercâmbios. Frazão tem levado o nome da sua escola, e do concelho de Paços de ferreira, por essa Europa fora e não podemos parar.
Assim, em 2021, sendo uma incerteza o que aí virá, apenas podemos garantir que continuaremos a procurar contornar os obstáculos que nos surjam e a construir uma escola dinâmica.
Em época natalícia, resta-me desejar a todos vós um Santo Natal, repleto de saúde e Amor, desfrutando, em segurança, da magia e dos sentimentos que estão associados a este período e que 2021 seja mais auspicioso.
Rosário Rocha, professora do AE Frazão
Assine e divulgue Gazeta de Paços de Ferreira
Assinatura anual 20,00
Com acesso gratuito à edição electrónica
Opinião
17/08/2025
Opinião
13/08/2025
Opinião
11/08/2025
Opinião
10/08/2025