24/09/2020, 20:48 h
77
F C. Paços Ferreira X Sporting
27 de Setembro – 18h30 – Domingo
Estádio Capital do Móvel – SportTV 1 – 2ª Jornada
O 1.º jogo do Paços de Ferreira no seu estádio representa o 43º confronto com o Sporting, No primeiro confronto realizado na época 1991/1992 (em 29/12/91), os pacenses, comandados por Vítor Oliveira, venceram os leões por 1-0, golo marcado por Sérgio Cruz, aos 20 minutos
Em casa, o Paços de Ferreira só viria a ganhar ao clube de Alvalade na época de 2002/ 2003, em 14 setembro 2002, e logo com um resultado volumoso (4-0), que passaria a constituir a mais dilatada vantagem conseguida pela equipa pacense sobre a leonina, tendo os golos sido marcados por Carlos Carneiro e Mauro (3), que fica na história destes confrontos ao ser o jogador pacense a marcar mais golos ao Sporting, e em apenas um jogo.
Na mesma época em que o Paços de Ferreira goleou (4-0), o Sporting venceu em casa também por 4-0, mas este não constitui a vitória mais desnivelada do Sporting nos jogos da Liga, pois esse continua a ser o de 6-0, obtido no Estádio Capital do Móvel na época de 2001 /2002. A vitória do FC Paços de Ferreira mais ampla conseguida em Alvalade foi de 3-1 em 11 de Maio de 2001, tendo os golos sido marcados por Leonardo e Rafael (2)
O F.C. Paços Ferreira não vence o Sporting desde 22 agosto do ano 2015, quando as equipas empataram a zero golos
Os golos foram marcados por 27 jogadores, destacando-se Mauro com três
Paços Ferreira e Sporting disputaram, entre si, 42 jogos para a Liga Portuguesa /1ª Divisão.
Nestes 42 jogos verificaram-se 26 vitórias do Sporting, sete empates e nove vitórias do Paço do Ferreira.
Em Alvalade verificaram-se em 21 jogos, 15 vitórias do Sporting, dois empates e quatro vitórias do Paços de Ferreira.
Já no Estádio Capital do Móvel, em 21 jogos disputados, o Paços Ferreira venceu 11 e perdeu cinco, tendo havido cinco empates.
Nos confrontos com a equipa do Sporting o Paços Ferreira marcou 36 golos e sofreu 71. Os golos foram marcados por 27 jogadores, destacando-se Mauro com três, na goleada de 4-0) e Welton, Paulo Hurtado, Michel e Rafael com dois
O Paços Ferreira perdeu todos os jogos disputados com o Sporting para as várias Taças.
O FC Paços de Ferreira inicia o campeonato na próxima segunda-feira, com a deslocação ao terreno do Portimonense, e são muitas as novidades no plantel de Pepa. As entradas verificaram-se em todos os setores e as escolhas foram cirúrgicas, tendo em conta a necessidade de aumentar a qualidade em relação à época passada.
A baliza terá um novo dono, em função da saída de Ricardo. Os castores recorreram ao mercado brasileiro para contratar dois guarda-redes: Jordi ao Vasco da Gama e Michael ao Atlético Mineiro. Tendo em conta as indicações demonstradas na pré-temporada, tudo indica que a titularidade será entregue a Jordi, uma vez que Pepa deu mais minutos de utilização ao guarda-redes.
Na defesa também há novidades, embora tenha permanecido o núcleo da época passada. Por isso, perspetiva-se apenas uma novidade, com a entrada de Fernando Fonseca, jovem lateral direito formado no FC Porto e que na época passada representou o Gil Vicente. A ausência prolongada de Jorge Silva, que continua a recuperar de uma lesão, abre as portas da titularidade ao ex-gilista, que deverá completar a defesa que se irá apresentar com Marcelo, Maracás e Oleg.
Sualehe foi contratado ao Farense para reforçar o lado esquerdo da defesa, mas é improvável que consiga ultrapassar o internacional moldavo na hierarquia.
No meio campo, o experiente Luiz Carlos parece ser o único com o lugar assegurado, faltando perceber quem serão os outros escolhidos. Opções não faltam e as escolhas de Pepa deverão ocorrem em função do sistema que pretende implementar. Destacam-se as entradas de Martín Calderon (cedido pelo Real Madrid), Bruno Costa (ex-FC Porto) e a continuidade de Stephen Eustáquio, por empréstimo dos mexicanos do Cruz Azul.
Na frente, também há mais soluções para as alas, com destaque para as contratações de Lucas Silva, que na época passada foi treinado por Jorge Jesus no Flamengo, e Luther Singh, cedido pelo Sp. Braga e que se revelou no Moreirense. Depois há Douglas Tanque. O melhor marcador do Paços de Ferreira na época passada e que, para já, se mantém no plantel, apesar de ter propostas para jogar no estrangeiro.
Guarda-redes, Jordi (ex-Vasco da Gama), Michael (ex-Atlético Mineiro), Simão Bertelli,José Oliveira
Defesas - David Sualehe (ex-Farense), Fernando Fonseca (ex-Gil Vicente), Marco Baixinho, Oleg, Simão Rocha, Jorge Silva, Maracás, Pedro Marques, Marcelo
Médios - Stephen Eustáquio, Martín Calderón (ex-Real Madrid B), Bruno Costa (ex-Portimonense), Luiz Carlos, Diaby, Matchói, João Amaral
Avançados -Hélder Ferreira, Uilton, Luther Singh (ex-Sp. Braga), Adriano Castanheira, Pedro Martelo (ex-D. Corunha B), Lucas Silva (ex-Flamengo), João Pedro (ex-V. Guimarães), Douglas Tanque
Assine Gazeta de Paços de Ferreira
Assinatura anual 20,00. Com a oferta do acesso à edição electrónica
Opinião
17/08/2025
Opinião
13/08/2025
Opinião
11/08/2025
Opinião
10/08/2025