25/01/2021, 0:03 h
107
Deixar de fumar é para muitos uma das resoluções de ano novo.
E pode a Medicina Tradicional Chinesa ajudar quem quer deixar de fumar ? Sim! A Medicina Tradicional Chinesa é uma excelente ajuda para quem quer deixar de fumar. É importante contudo frisar que é uma ajuda e não a solução. Não existem agulhas nem pontos de acupuntura miraculosos que numa só sessão resolvam o problema. Fumar começa por ser um hábito social que se transforma numa dependência física e está na base de patologias graves como cancro, enfarte e AVC. Logo, deixar de fumar é fundamental para a saúde mas para que tal aconteça é necessário mudar hábitos, controlar a ansiedade inerente e recuperar os estragos feitos pelo tabaco.
Semanalmente com a acupuntura a ansiedade é controlada, o número de cigarros vai sendo reduzido para que o organismo se habitue à ausência de nicotina e o reequilibrio do organismo vai ganhando forma. O tempo necessário de tratamento para deixar de fumar varia de pessoa para pessoa. Pretende-se que o tratamento seja feito de forma sustentada para que o resultado perdure no tempo e o organismo recupere o equilíbrio perdido. A fitoterapia assume também um papel importante nomeadamente na desintoxicação do pulmão.
Parar de fumar pode também implicar aumento de peso: por um lado há uma melhoria do paladar e do olfato; por outro lado os alimentos acabam por ser uma forma de colmatar o stress causado pela ausência do tabaco. Mais uma vez podemos controlar o stress com a acupuntura bem como o eventual excesso de apetite.
Quem pretende deixar de fumar tem que ter consciência de que o processo depende da sua real vontade em mudar hábitos de vida. Mas pode contar com a ajuda da Medicina Tradicional Chinesa para controlar a ansiedade e eventual aumento de peso associados.
Manuela Santos, Especialista de Medicina Tradicional Chinesa, Licenciada em Enfermagem
Assine e divulgue Gazeta de Paços de Ferreira
Assinatura anual 20,00
Com acesso gratuito à edição electrónica
Opinião
17/08/2025
Opinião
13/08/2025
Opinião
11/08/2025
Opinião
10/08/2025