Por
Gazeta Paços de Ferreira

27/04/2021, 20:26 h

146

Croniquetas em tempo de lamber feridas | 5. O OXIGÉNIO DOS ALPES

Cultura

A admissão no São Francisco Xavier foi rápida e feita pelo meu médico-assistente a prestar as informações da minha situação clínica, pois eu já não sabia às quantas andava, nem quase conseguia articular som e muito menos explicar como me sentia. Tiraram-me logo um rx ao tórax que confirmou infeção pulmonar.

Deixados os contactos dele, foi-se e entrei no pavilhão Covid. Não sei que horas eram, talvez umas 22 horas. Haveria de sair dali quase vinte e quatro depois... mas isso eu ainda não sabia. Pensava que era para dali a umas horas voltar a casa!

A sala tinha umas trinta pessoas, todas sentadas. Destinado o meu assento, dali a pouco estava um exímio enfermeiro a fazer-me um cateter numa das mãos, por onde passaria a entrar todos os corticóides e antibióticos em solução aquosa apropriados ao combate da bicheza.

Simultaneamente, colocou-me à volta do pescoço uns tubos de plástico com dois tubinhos pelas narinas adentro e presos às orelhas. Era o famoso oxigénio essencial para que fôssemos esperando, e esperando, até à reversão do que naquele momento era uma hipóxia silenciosa. Vi há uns dois ou três dias a entrevista de dez minutos da Isabel do Carmo ao Vítor Gonçalves na RTP3 e ela explica bem isso. Aqui também está muito exemplar: https://saude.abril.com.br/.../covid-19-o-misterio-da.../

Nunca, porém havia ouvido falar disso e tenho verificado nos últimos dias que as pessoas começam a ter, finalmente, a noção da importância dessas exalações vitais de oxigénio.

Como os meus níveis estavam muitos baixos, puseram a fasquia do valor a ser ministrado nos 4l. Mal senti a frescura e os repiques desse precioso bem nas narinas, disse-me para comigo: é isto que me vai salvar! E pegando no telemóvel, textuei para o meu médico-assistente, provavelmente já em casa: «Pedro, já estou a receber oxigénio diretamente dos Alpes italianos!». Foi o que me saiu da cabeça. Eu estava contente, ele achou piada. Foi o início de uma longa recuperação.

Eduardo Ribeiro, Licenciado em Direito Aposentado

ASSINE E DIVULGUE GAZETA DE PAÇOS DE FERREIRA

ASSINATURA ANUAL DA EDIÇÃO ELECTRÓNICA – 10 EUROS

ASSINATURA ANUAL DA EDIÇÃO IMPRESSA (COM ACESSO GRATUITO À EDIÇÃO ELECTÓNICA) 20 EUROS

Opinião

Opinião

Cascas de banana…

17/08/2025

Opinião

De tostão em tostão… se alcança o milhão ou a dimensão colectiva dos direitos do consumidor

13/08/2025

Opinião

A Bolsa de Valores

11/08/2025

Opinião

Gastroparésia: Quando o estômago perde o ritmo

10/08/2025