01/12/2020, 0:27 h
74
Começo hoje por realçar o facto de todos os jogadores que integraram a primeira equipa oficial do Clube 1º de Maio de Figueiró eram todos naturais ou residente na freguesia de Figueiró e, além disso, eram todos associados do Clube.
No entanto estas características da naturalidade, residência e associado veio a desaparecer, a breve prazo, fruto de uma nova conceção competitivas, que levou ao alargamento a outras freguesias da participação de atletas.
O segundo jogo da equipa disputou – se no sábado seguinte, 29 setembro, em Sanfins, com o Águias da Eiriz, em virtude do seu campo não ter sido ainda aprovado pela AF Porto.
Este foi o primeiro de duas dezenas de jogos, ao longo de 10 anos, caracterizados por uma forte rivalidade, cheia de peripécias, algumas das quais pouco condizentes com o espírito desportivo, protagonizadas essencialmente pelos espectadores e dirigentes.
O 1º de Maio de Figueiró venceu este jogo, que, assim , iniciava um período de 10 anos de clara supremacia no futebol amador concelhio, então apenas representado por três clubes: 1º Maio Figueiró, Águias Eiriz e Leões da Citânia.
Nesta primeira época, o 1º de Maio de Figueiró foi 6º classificado com 36 pontos, a 10 do 1º que foi o Francos, a equipa com que se estreou nestas lides, o Águias de Eiriz foi 8º com 42 e o Leões da Citânia 14º com 26.
Esta supremacia foi sempre contrariada pelos representantes de Eiriz, que foram afirmando ao longo dos tempos a sua superioridade, em manifesta contradição com a verdade histórica.
Ainda recentemente nos confrontamos com um desses “falsificadores”, que, perante as provas apresentadas, reconheceu a derrota na aposta feita, mas ainda não pagou o jantar que ela valia…
Em próximo texto voltarei a este assunto, apresentando os resultados de todos os jogos disputados por ambas as equipas e as respetivas classificações nos finais das temporadas.
O resultado do jogo foi de 1-2, tendo os golos do 1º de Maio sido marcador por Toneca – que se viria a assumir como o grande goleador da equipa, durante largos anos – e Manuel Barbosa e o do Águias de Eiriz por Pacheco.
Assine e divulgue Gazeta de Paços de Ferreira
Com acesso gratuito à edição electrónica
Opinião
17/08/2025
Opinião
13/08/2025
Opinião
11/08/2025
Opinião
10/08/2025