Pela sua importância, transcreve - se na íntegra o comunicado hoje divulgado:
Na passada terça-feira, após ter sido conhecida a ocorrência de um caso de infeção de um colaborador da Câmara Municipal, o Executivo Municipal decidiu, imediatamente, submeter todos os colaboradores do edifício sede ao teste C0VID-19, dos quais sete acusaram positivo, havendo, ainda, alguns que terão de ser submetidos a novos testes, por indicação da Autoridade de Saúde Pública Local.
Por recomendação da Unidade de Saúde Pública, ontem, quarta-feira, foi decidido o encerramento temporário do edifício-sede da Câmara Municipal, tendo todos os colaboradores ficado confinados às suas residências, em isolamento profilático.
Os colaboradores, cujo teste deu resultado positivo, foram a prioridade, sendo os primeiros a serem contactados pela Autoridade de Saúde Pública, após conhecido o resultado. Encontram-se em isolamento, sendo que o estado de saúde de todos é considerado estável, no quadro da infeção por COVID-19.
Os demais funcionários, cujos testes foram negativos, estão a ser contactados pelos serviços da Câmara Municipal.
A rápida decisão tomada pelo Executivo Municipal, em submeter todos os colaboradores da Câmara Municipal a teste COVID-19, permitiu identificar estes casos positivos e travar, de imediato, uma eventual propagação.
O edifício-sede camarário foi sujeito a desinfeção, está encerrado e não é permitida a entrada a nenhum colaborador.
Os contactos telefónicos para o Município decorrem com normalidade. As chamadas telefónicas estão a ser reencaminhadas para as telefonistas que, a partir de casa, contactam com os restantes responsáveis de serviço.
A Câmara Municipal só reabre após autorização da Unidade de Saúde Pública Local.
A Câmara Municipal apela à compreensão de todos os Munícipes para os transtornos causados, sendo que todo o expediente será encaminhado devidamente para os respetivos serviços e será dada a resposta adequada, dentro da situação de contingência.
A Câmara Municipal assegura a toda a população que os testes de despistagem obedeceram a critérios muito rigorosos, o que permitiu identificar rapidamente o surto, continuando esta situação a ser monitorizada de forma permanente.
Sempre que se justificar, a Câmara Municipal emitirá novos comunicados, por forma a manter a população devidamente informada, reiterando novamente o apelo a todos os munícipes para que continuem a ser cumpridas todas as indicações da DGS, no âmbito das medidas de contenção em vigor no nosso país.
Paços de Ferreira, 9 de julho de 2020
Assine e divulgue Gazeta de Paços de Ferreira
Assinatura anual 20,00.
Com a oferta do acesso à edição electrónica, em reestruturação