18/11/2020, 21:28 h
122
A asma é uma doença caracterizada por pieira, tosse, falta de ar, opressão torácica e fadiga. Pode surgir na infância ou mesmo na idade adulta. A falta de ar que lhe é característica, é provocada pelo estreitamento das vias aéreas. A causa mais frequente da asma é a reação alérgica a um agente externo que pode ser algo que inalamos ao inspirar (pêlo de animais, pólens, ácaros, etc), que ingerimos na alimentação (trigo, mariscos, leite, etc) ou ainda ambiental (frio, calor). O doente asmático pode e deve evitar os fatores que desencadeiam a sua asma. Mas quando falamos de frio, e o inverno já está a caminho, torna-se mais difícil contornar a situação. No inverno as doenças respiratórias tendem a agravar-se pois o nosso pulmão está em contacto direto com o exterior. O ar frio que inspiramos, embora previamente humedecido, aquecido e filtrado desde o nosso nariz até chegar ao pulmão, pode provocar um estreitamento das vias aéreas e desencadear um ataque de asma. É uma situação de crise que em alguns casos pode mesmo por em risco a vida do doente.
Em medicina chinesa quando falamos de asma, falamos em vazio de energia do pulmão que está normalmente associado a desequilíbrios em outros órgãos.
Com recurso a acupuntura e fitoterapia, é possível atenuar as crises de asma quer em frequência quer em intensidade. Para tal usamos pontos de acupuntura e plantas que fortalecem o pulmão.
Tratando-se de crianças os resultados são ainda melhores pois possuem uma capacidade de reequilíbrio muito superior à de um adulto.
Neste inverno que se aproxima, temos ainda a pandemia covid19 a ensombrar aqueles que já padecem de doenças respiratórias crónicas.
Por isso, para além de todas as diretivas da DGS que devem ser cumpridas, não esqueça a prevenção! Fortaleça a sua imunidade, fortaleça o seu pulmão!
Manuela Santos
Especialista em Medicina Tradicional Chinesa
Licenciada em Enfermagem
https://www.facebook.com/acupunturamanuelasantos https://www.clinicamanuelasantos.com
Assine e divulgue Gazeta de Paços de Ferreira
Assinatura anual 20,00
Com acesso gratuito à edição electrónica
Opinião
17/08/2025
Opinião
13/08/2025
Opinião
11/08/2025
Opinião
10/08/2025