Por
Gazeta Paços de Ferreira

19/05/2021, 1:35 h

74

Época dos Outsiders

Estamos na reta final dos principais campeonatos europeus e os títulos podem ter novos e inesperados donos.

Em Portugal, o Sporting vai quebrar o jejum de 19 anos (pode até já ser campeão quando esta edição vos chegar). Ninguém acreditava que fosse possível, até porque o Sporting começou a época ao ser goleado pelo LASK Linz, em casa, e a ficar de fora das competições europeias.

Na vizinha Espanha, apesar dos habituais Real Madrid e FC Barcelona ainda terem hipótese, é o Atlético de Madrid que depende apenas de si próprio. Faltam três jogos e são dois os pontos de vantagem.

Na França, surge uma das maiores surpresas.

O PSG tem conquistado o título com relativa facilidade, mas esta época teve problemas com lesões, covid e maus resultados. Mesmo depois da troca de treinador (Tuchel por Pochettino), o PSG continuou irregular.

Essa irregularidade foi aproveitada pelo Lille, dos portugueses José Fonte, Renato Sanches, Xeka e Tiago Djaló.

Três pontos separam as duas equipas, a dois jogos do fim. O Lille está muito próximo de recuperar o título que foge desde 2010/2011.

Na Itália, deu-se uma outra surpresa, essa já confirmada. O Inter de Milão é o novo campeão. A Juventus tinha vencido os últimos nove e, nesta altura, é apenas quinta classificada.

Se podemos acusar a má preparação da época pelo fracasso da Juventus (muito por culpa da escolha de um treinador inexperiente), podemos dizer que o sucesso do Inter se deveu à estrutura e ao treinador.

No final da época passada, Antonio Conte foi a voz do descontentamento do plantel do Inter pela ação da direção, acusando-a do insucesso do clube.

O Inter não despediu o treinador e deu-lhe a matéria prima necessária para atingir os objetivos e os resultados estão à vista.

Na Alemanha, o Bayern de Munique deixa sempre uma ideia inicial que pode ter concorrência, mas acaba sempre por conquistar o título com algumas jornadas por disputar. Na Inglaterra, o Liverpool esteve alguns furos abaixo do esperado e o Manchester City vai bem lançado para ser o rei da Premier League.

Numa altura em que se fala de uma Superliga Europeia, com lugar cativo para as elites, os outsiders mostram que também têm voz e são capazes de bater o pé aos ditos favoritos.

Pedro Queirós

ASSINE E DIVULGUE GAZETA DE PAÇOS DE FERREIRA

ASSINATURA ANUAL DA EDIÇÃO ELECTRÓNICA – 10 EUROS

ASSINATURA ANUAL DA EDIÇÃO IMPRESSA (COM ACESSO GRATUITO À EDIÇÃO ELECTÓNICA) 20 EUROS

Opinião

Opinião

Cascas de banana…

17/08/2025

Opinião

De tostão em tostão… se alcança o milhão ou a dimensão colectiva dos direitos do consumidor

13/08/2025

Opinião

A Bolsa de Valores

11/08/2025

Opinião

Gastroparésia: Quando o estômago perde o ritmo

10/08/2025