10/03/2022, 0:00 h
234
O conceito de violência é dinâmico e não consensual variando ao longo do tempo e da cultura, o que explica que práticas muito violentas fossem consideradas aceites no passado, à luz da época, mas totalmente inadmissíveis nos dias de hoje. A violência pode ser entendida como uma violação aos sistemas de normas e de valores que se reportam a cada momento social historicamente definido, resultando numa agressão à integridade da pessoa.
A violência pode assumir diferentes características nos atos de agressão, pode ocorrer em diferentes contextos (p.ex. casa, escola, trabalho ou locais públicos) e pode acontecer uma vez ou prolongar-se no tempo.
A Violência Física (VF) define-se como o uso de força física contra outra pessoa ou grupo que resulta em dano físico, sexual ou psicológico. Pode englobar atos como: empurrar, pontapear, esbofetear, lançar objetos, torcer, queimar, puxar cabelos, beliscar, esfaquear, espancar, estrangular, etc. De salientar que a VF pode culminar em tentativa de homicídio ou homicídio consumado.
A Violência Sexual consiste em qualquer ato sexual, tentativa de obtenção de ato sexual ou comentários e avanços de natureza sexual dirigidos contra a vontade da vítima, - através da coação, ameaça ou força, - independentemente do seu relacionamento com a vítima e do local (doméstico ou laboral).
A Violência Psicológica (VP) engloba um conjunto de atos verbais ou não verbais que causam dano na vítima. Embora tenha sido durante muito tempo desvalorizada, comparativamente à violência de natureza física e sexual, tem sido demonstrado que a VP acontece frequentemente antes dos outros tipos de atos violentos e também os acompanha. De facto, a VP pode ser tão grave quanto a VF, podendo causar danos mais significativos e persistentes. Este tipo de violência pode incluir insultos, ameaças, críticas, humilhações, desvalorizações, intimidações, isolamento social, invasão da privacidade (p.ex. mexer nos telemóveis), controlo de dinheiro, limitar cuidados de saúde, etc. Dentro da VP também se inclui a difamação, discriminação, injúria e calúnia.
Finalmente, a Violência por Privação ou Negligência consiste em qualquer ato de privação ou omissão relativo às necessidades básicas de um indivíduo (p.ex. emocionais, de saúde, educação, nutrição, segurança, habitação e condições de vida, etc…), comum em idosos dependentes e em crianças.
Esteja atento e não pense que a violência apenas está presente quando somos agredidos fisicamente, é muito mais que isso, assim como as suas consequências são muito mais que as nódoas negras
Margarida Barros
ASSINE GAZETA DE PAÇOS DE FERREIRA
ASSINATURA ANUAL
IMPRESSA/PAPEL – 20,00 + OFERTA EDIÇÃO DIGITAL
EDIÇÃO DIGITAL – 10,00
Opinião
17/08/2025
Opinião
13/08/2025
Opinião
11/08/2025
Opinião
10/08/2025