30/05/2024, 19:19 h
1469
Termas de São Vicente ‘B’, 0 - Freamunde, 3
HONRAS AO CAMPEÃO FREAMUNDE
Campeonato da 2ª Divisão Distrital AFP – II Fase – Apuramento de Campeão
4ª Jornada
FC Termas de São Vicente ‘B’, 0 - SC Freamunde, 3
Jogo no Complexo Desportivo Termas de São Vicente
Árbitro: Samuel Cunha
Auxiliares: Carlos Azevedo e Hélder Pereira
4º Árbitro: António Junior
FC Termas de São Vicente ‘B’: Carlos Peixoto, Iury, Saul Ataíde, Yunus Lawal, Gabriel Dembelé, Luís Filipe (Joseph Alhassan, 45’), David Pereira (Rui Moreira, 75’), Nuno Alves (Rodrigo Pereira, 45’), Vitó, Whalysson e Patrick (Valdo Imbol, 75’).
Treinador: Francisco Veloso
SC Freamunde: Filipe Barros, Paulinho (Ed Veiga, 76’), Tiago Pereira, Rui Jorge, Simão (Eduardo Brandão, 88’), Fábio Brandão, Paulo Ferreira, Ribeiro (Rafa Dias, 66’), Edu, Cardoso (Mica, 76’) e Rui Camelo (Tiago Ferreira, 66’).
Treinador: Júlio Cardoso
Ao intervalo: 0-2
Marcadores: Paulinho (38’), Paulo Ferreira (40’) e Cardoso (67’)
Em maio de 2014, o SC Freamunde deslocou-se a Ponte Lima e saiu de lá com a subida de divisão garantida. Dez anos depois, e de novo no mês maio, o SC Freamunde foi às Termas de São Vicente carimbar a subida à divisão de Honra do distrital do Porto. Os tempos são diferentes, mas o sentimento e a ligação dos adeptos a este símbolo, não mudou!
Numa tarde de imenso sol, as Termas de São Vicente foram invadidas por uma multidão, que há semelhança das águas termais, fazem rejuvenescer o clube dos capões, que tem vivido tempos difíceis.
O Freamunde sabia que o Termas em sua casa era um adversário difícil, mas José Augusto Brandão vinha com o pensamento único na vitória. Sem Bruno à disposição, entrou o jovem Ribeiro para onze inicial.
A partida começou com equilíbrio, e Cardoso foi o primeiro a estar perto de marcar. No lance seguinte o rápido extremo Nuno Alves colocou Barros em sentido, na baliza dos capões.
Perto do primeiro quarto de hora, Ribeiro ensaiou uma boa jogada e serviu Paulo Ferreira, que falhou muito pouco. Num ritmo de resposta em resposta, Patrick de longe quase fazia o golo da tarde para o Termas.
No último quarto de hora, o Termas baixou o ritmo, e o Freamunde aproveitou. Paulinho ainda longe da baliza recebeu a bola, dominou e vendo que não tinha pressão, ensaiou um remate colocado e abriu o marcador com um grande golo.
Ainda festejavam os azuis de Freamunde, e Paulo Ferreira na área aproveitou para marcar o segundo golo, decidindo em boa parte o destino da partida.
E como uma boa notícia, nunca vem só, do Porto chegava a boa nova, do golo do Beiriz, que combinado com este resultado daria o campeonato ao Freamunde. Se a bebida era assunto para curar a sede, passou a ser também motivo para celebrar.
Na segunda parte, o calor que se fazia sentir fez o ritmo cair, e ao minuto 67’, Cardoso que marcou em todos os jogos desta fase, tira da cartola um golo perfumado, ao rematar de fora da área, ao ângulo direito do guarda-redes Peixoto!
Foi o ponto final na partida dentro de campo, enquanto do lado de fora, com o avolumar do resultado do Beiriz frente ao Cruz, os cânticos de festa deram início a uma enorme festa, que culminou com o apito do juiz Samuel Cunha.
No relvado e nas bancadas os tons de festa, juntaram as centenas de adeptos do Freamunde à sua equipa, num misto de alegria e muitas lágrimas, entre as quais do treinador José Augusto Brandão, o mentor desta equipa, que após ter sido campeão como jogador em 2007, volta a sentir a felicidade de ser campeão pelo clube que o criou como jogador, e que o está a criar como treinador.
Em jeito de conclusão, o campeão SC Freamunde é um vencedor inevitável, perante a constância da sua qualidade e da sua superioridade perante todas as outras equipas. Infelizmente apenas uma equipa pode subir, o que tem contornos de injustiça para o SC Cruz, Beiriz e Termas de São Vicente B, mas perante estas regras, a existir um único promovido, esse bilhete tinha de ter imprimido o nome do SC Freamunde!
O Freamunde ainda tem pela frente dois desafios, Cruz em casa no próximo domingo, e na semana seguinte em Beiriz, que serão obviamente dois momentos festivos!
Parabéns a todos os Freamundenses!
ASSINE GAZETA DE PAÇOS DE FERREIRA
Opinião
21/04/2025
Opinião
20/04/2025
Opinião
20/04/2025
Opinião
19/04/2025