Por
Gazeta Paços de Ferreira

22/02/2022, 0:00 h

253

SOBRE FUTEBOL A mentalidade dos... ingleses?!

Desporto

Em Inglaterra (...)há programas onde se discute o futebol, a forma dos jogadores e as opções dos treinadores. Para se falar do jogo. Mas não são só jornalistas, há muito espaço para ex-jogadores de alto nível, que agora figuram como comentadores.

Nas últimas 20 épocas, o Manchester United venceu 6 campeonatos ingleses. Mas nas últimas 8 edições, não venceu nenhuma. Quer se queira, quer não, o fim do “reinado” dos “gunners” coincide com o fim da carreira do mítico Alex Ferguson. O último campeonato foi na última época do mítico treinador, retirado com 71 anos e depois de 27 épocas (sim, 27) como treinador principal do clube, ininterruptamente.

 

Depois da sua saída, já foram 7 os treinadores que orientaram a equipa em apenas 8 épocas.

 

Em Inglaterra não há o hábito de Portugal de haver não sei quantos programas de televisão para dissecar erros de arbitragem e se debruçarem e criarem polémicas sobre o futebol. Mas há programas onde se discute o futebol, a forma dos jogadores e as opções dos treinadores. Para se falar do jogo. Mas não são só jornalistas, há muito espaço para ex-jogadores de alto nível, que agora figuram como comentadores.

 

Depois de duas épocas e meia no Sporting, onde brilhou, com mais de 130 jogos, 63 golos e 47 passes para golo, Bruno Fernandes, no auge da sua carreira, reforçava o Manchester United em renovação, por 63 milhões de euros. Vingou e impôs-se como a estrela da equipa desde o primeiro dia.

 

Cristiano Ronaldo saiu do Sporting em 2003, com 18 anos. Foi contratado pelo United por 19 milhões de euros, uma autêntica surpresa na altura, mas um negócio incrível que demonstrou o olho de Ferguson. Golos e mais golos, títulos e mais títulos ao longo de 6 temporadas. Transferência para o Real Madrid e cerca de 100 milhões de euros nos cofres do clube inglês. Em Madrid a história é conhecia e mais golos e títulos, até que nova mudança para a Juventus que pagou mais de 100 milhões de euros para contar com o português.

 

Esta época, com 37 anos, Ronaldo regressou a Manchester. O United continua longe da luta pelo título. Bruno Fernandes e Ronaldo não conseguem sozinhos guiar a equipa. A restante equipa deixa a desejar, mas o que é certo, é que os críticos, a maioria ex-jogadores, não se coíbe de criticar os portugueses e até há quem diga, como Paul Scholes, que “Bruno Fernandes anda perdido no relvado e se tornou num pequeno problema” e Carlton Cole que “Ronaldo é parte do problema”.

 

O futebol não é nada grato. Nem sensato. Se os jogadores estão mal, há que analisar a performance e avaliar com isenção. Mas Bruno Fernandes e Ronaldo não são, nem de longe, nem de perto, o problema da equipa. Para bem do United, oxalá tivesse mais Ronaldos e Brunos. Mas o que parece, é que estes críticos aos super-craques são para ganhar protagonismo. Só pode. Quem tem sucesso é sempre invejado. Mas isto serão só os ingleses? Eu acho que não...

 

Quem acha mais que eles são problema? Como fica claro, eu não.

 

 

Juvenal Brandão

Treinador de Futebol UEFA Pro (Grau IV)

Licenciado em Gestão de Desporto

ASSINE GAZETA DE PAÇOS DE FERREIRA

ASSINATURA ANUAL

IMPRESSA/PAPEL – 20,00 + OFERTA EDIÇÃO DIGITAL

EDIÇÃO DIGITAL – 10,00

 

Opinião

Opinião

Cascas de banana…

17/08/2025

Opinião

De tostão em tostão… se alcança o milhão ou a dimensão colectiva dos direitos do consumidor

13/08/2025

Opinião

A Bolsa de Valores

11/08/2025

Opinião

Gastroparésia: Quando o estômago perde o ritmo

10/08/2025