29/03/2024, 0:00 h
618
EDUCAÇÃO
Paulo Ferreira, vice-presidente da Autarquia, numa atividade da Semana da Leitura.
O auditório da Biblioteca Municipal de Paços de Ferreira voltou a ser o local da sessão de abertura da edição deste ano da Semana da Leitura.
Após um momento cultural proporcionado pelos alunos do Agrupamento de Escolas de Freamunde, seguiu-se uma conversa com o convidado, o escritor e ilustrador Pedro Seromenho.
A Semana da Leitura contou com muitas atividades nas escolas públicas do concelho, através das quais se pretendeu sublinhar a importância fundamental dos livros e da leitura no crescimento e desenvolvimento dos alunos.
Autarcas nas escolas leram para os alunos
O presidente da Câmara Municipal, Humberto Brito, e os vereadores Paulo Ferreira, Joaquim Sousa e Júlio Morais, foram ler histórias às EB 2,3.
A iniciativa, integrada na Semana da Leitura, decorreu na quarta-feira, 20 de março.
Após a leitura das histórias, os alunos aproveitaram a oportunidade e fizeram perguntas aos autarcas.
ASSINE A GAZETA DE PAÇOS DE FERREIRA
Agrupamento de Eiriz - Woolf para o 5.º ano
As turmas do 5.º A, 5.º B e 5.º D debruçaram-se sobre o conto “A viúva e o papagaio”, de Virginia Woolf, e o resultado ficou à vista na exposição dos seus trabalhos.
Para compreenderem esta história, imprevisível e divertida, os alunos foram primeiro à descoberta da autora e da sua obra, e das conexões entre a sua vida e esta narrativa.
“A viúva e o papagaio” conta a aventura da Sra. Gage, uma velha viúva que descobre uma herança inesperada, com a ajuda de um papagaio invulgar, o James, o qual esconde um segredo, assim como esta história esconde uma lição de moral: se as pessoas derem afeto, amor e carinho aos animais eles retribuem.
Clube de Leitura da Secundária - Juventude eterna
A Biblioteca Escolar da Secundária de Paços de Ferreira acolheu mais uma sessão do Clube de Leitura dos alunos.
Neste encontro esteve em foco o livro “O retrato de Dorian Gray”, da autoria de Oscar Wilde. Considerado um dos grandes clássicos da literatura ocidental, apresenta a história de um jovem, Dorian Gray, que se deixa retratar por um artista.
Dorian deseja permanecer jovem e belo para sempre e, para o conseguir, troca a sua alma pela juventude. Passa a ser o Dorian do quadro que envelhece, enquanto o Dorian real permanece com a sua juventude e beleza intactas.
Os alunos deste Clube de Leitura estão também a preparar algo especial para assinalar a comemoração dos 50 anos do 25 de Abril.
Opinião
25/04/2025
Opinião
24/04/2025
Opinião
21/04/2025
Opinião
20/04/2025