25/10/2024, 10:04 h
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Educação Opinião ROSÁRIO ROCHA
EDUCAÇÃO
Por Rosário Rocha (Professora do AE Frazão)
O Programa Eco- Escolas é um programa internacional coordenado em Portugal pela Associação Bandeira Azul de Ambiente e Educação (associação não governamental).
O Programa assenta numa metodologia estruturada e visa garantir a participação das crianças e jovens na tomada de decisões, envolvendo-os na construção de uma escola e comunidade mais sustentáveis.
O Programa desenvolve um conjunto de iniciativas, sob a forma de projetos, desafios e concursos, a que as escolas inscritas poderão aderir.
Eco- escolas no concelho
No concelho de Paços de Ferreira há oito escolas inscritas no programa, ou seja, são Eco- Escolas. São elas as seguintes: as Escolas Básicas de Arreigada, Seroa, Frazão, nº1 de Frazão e Paços de Ferreira; Escola Profissional Vértice; Escola Secundária D. António Taipa- Freamunde e Escola Básica de Paços de Ferreira.
O Agrupamento de Frazão é ainda um Eco- Agrupamento, uma vez que todas as escolas que o constituem são Eco- Escolas.
Eco-Escolas- princípios
Ser uma Eco- Escola é uma forma de estar. É essencialmente procurar desenvolver nos seus alunos práticas consistentes de educação ambiental, práticas essas que devem ser implementadas em todos os contextos: escola- família-comunidade.
Pretende-se que os alunos adquiram uma consciência ambiental que seja motor de mudança nas práticas enraizadas na comunidade, e que nem sempre são protetoras da Natureza.
Todos nós temos consciência que as alterações climáticas são um problema e as intempéries que vão atingindo o mundo são disso exemplo. Todos nós temos consciência que é necessário mudar hábitos para prevenir catástrofes ambientais e, por consequência, humanas. E infelizmente já vamos tarde...
O que fazer na prática
Na prática, nas escolas podemos começar com pequenos passos. O mais pequeno que se pode dar é ensinar a aplicar a teoria dos 3 RR´s: Reduzir, Reutilizar e Reciclar. Devemos reduzir o consumo e a produção de materiais; comprando-os, devemos pensar como os podemos reutilizar depois e caso não seja possível, então devemos colocá-los no devido ecoponto para reciclar.
É certo que estamos numa sociedade bastante consumista, mas quando se fala em reutilização não posso deixar de me lembrar dos nossos avós que eram peritos em reutilizar, e lembro-me, por exemplo, que de qualquer paninho faziam um saquinho ou um guardanapo de pano.
Na prática queremos que os nossos alunos saibam reciclar para que do velho se faça novo, sempre que possível, evitando gastar recursos da Natureza.
Temos que pensar em evitar materiais que são demasiado poluentes para o ambiente, como por exemplo, o plástico. E uma situação prática nas escolas pode passar pela construção de recreios mais ecológicos, com equipamentos feitos em elementos naturais, como a madeira. Quem não se lembra dos baloiços nas árvores ou numa simples tábua, ou pau?
Evolução dos tempos
Se pensarmos bem, todos nós produzimos imenso lixo, situação bem diferente do que se passava há umas décadas atrás. Então devemos adotar soluções possíveis para esse facto. Além do lixo comum, podemos e devemos reciclar o mais possível. Todos nós temos equipamentos eletrónicos e, como consequência, temos pilhas e eletrodomésticos que não podem ser deitados fora, postos a céu aberto, como vemos muitas vezes. Irão poluir o ar e o solo. Este é um exemplo…
Na nossa escola recolhemos pilhas, lâmpadas, tampas e eletrodomésticos. Depois são reencaminhados para os respetivos centros, evitando que sejam poluentes da Natureza.
O que tento explicar é que os tempos evoluíram e todos nós somos agentes mais poluentes. Então também todos nós temos um papel importante em minimizar o impacto ambiental, pois de cada um depende a proteção do ambiente para a geração dos nossos filhos, netos…
É urgente mudar práticas! É urgente mobilizar cada um e todos para a implementação de práticas ecológicas.
Vamos lá tentar?
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