Por
Gazeta Paços de Ferreira

01/02/2024, 0:00 h

628

Praga Velutina

Munícipio Ambiente

Detetada no concelho em 2014

Não é uma ameaça sanitária mas sim ambiental.
Como proceder se avistar um ninho.

A vespa velutina é uma espécie não-indígena, predadora da abelha europeia (apis mellifera) e de uma grande variedade de outros insetos.

 

 

O principal impacto conhecido desta espécie é a predação das abelhas. Constitui uma das pragas da colmeia, não sendo uma ameaça sanitária tendo em consideração que não é fonte de transmissão de doenças às abelhas.

 

 

ASSINE A GAZETA DE PAÇOS DE FERREIRA

 

 

O primeiro ninho detetado em Paços de Ferreira ocorreu no ano de 2014 e, desde essa data, a Câmara Municipal de Paços de Ferreira, através do Serviço Municipal de Proteção Civil e com a colaboração de diversos parceiros, tem recorrido a várias métodos e procedimentos para controlar esta espécie, uma vez que teremos de aprender a conviver com ela, não sendo possível, por agora, a sua total erradicação.

 

 

 

 

Se avistar um ninho de vespa velutina poderá proceder das seguintes formas: comunicar a localização do ninho à Câmara Municipal; registá-lo na plataforma STOPVESPA (https://stopvespa.icnf.pt/) ou comunicar às juntas de freguesia, para que, posteriormente, seja tratado pelo Serviço Municipal de Proteção Civil.

 

 

 

 

Opinião

Opinião

Cascas de banana…

17/08/2025

Opinião

De tostão em tostão… se alcança o milhão ou a dimensão colectiva dos direitos do consumidor

13/08/2025

Opinião

A Bolsa de Valores

11/08/2025

Opinião

Gastroparésia: Quando o estômago perde o ritmo

10/08/2025