Por
Gazeta Paços de Ferreira

01/02/2024, 0:00 h

204

Praga Velutina

Munícipio Ambiente

Detetada no concelho em 2014

Não é uma ameaça sanitária mas sim ambiental.
Como proceder se avistar um ninho.

A vespa velutina é uma espécie não-indígena, predadora da abelha europeia (apis mellifera) e de uma grande variedade de outros insetos.

 

 

O principal impacto conhecido desta espécie é a predação das abelhas. Constitui uma das pragas da colmeia, não sendo uma ameaça sanitária tendo em consideração que não é fonte de transmissão de doenças às abelhas.

 

 

ASSINE A GAZETA DE PAÇOS DE FERREIRA

 

 

O primeiro ninho detetado em Paços de Ferreira ocorreu no ano de 2014 e, desde essa data, a Câmara Municipal de Paços de Ferreira, através do Serviço Municipal de Proteção Civil e com a colaboração de diversos parceiros, tem recorrido a várias métodos e procedimentos para controlar esta espécie, uma vez que teremos de aprender a conviver com ela, não sendo possível, por agora, a sua total erradicação.

 

 

 

 

Se avistar um ninho de vespa velutina poderá proceder das seguintes formas: comunicar a localização do ninho à Câmara Municipal; registá-lo na plataforma STOPVESPA (https://stopvespa.icnf.pt/) ou comunicar às juntas de freguesia, para que, posteriormente, seja tratado pelo Serviço Municipal de Proteção Civil.

 

 

 

 

Opinião

Opinião

As Obras, o Progresso e a Necessidade de Melhoria: Um Desabafo

25/07/2024

Opinião

DE CABEÇA ERGUIDA

24/07/2024

Opinião

HOMENAGENS E HOMENAGEADOS

24/07/2024

Opinião

Os problemas da Inteligência Artificial

23/07/2024