Por
Gazeta Paços de Ferreira

26/06/2026, 0:00 h

9

PENAMAIOR Finalistas de Penamaior conheceram “Casa da Democracia”

Freguesias Penamaior

FREGUESIAS

Leia mais notícias locais publicadas na edição impressa n.º 2669 de 18/06/2026 da Gazeta de Paços de Ferreira.

 

Visita à Assembleia da República

Os alunos do 4.º ano da Escola Básica de Penamaior participaram numa visita à Assembleia da República, integrada na habitual Viagem de Finalistas promovida pela Junta de Freguesia.
 

O passeio permitiu aos alunos conhecer o funcionamento das instituições democráticas e contactar de perto com o papel desempenhado pelos representantes eleitos, reforçando a componente formativa e cívica da experiência.

 

 

Festival com grupos de várias regiões
Folclore volta a animar Penamaior

 

O Rancho Folclórico As Lavradeiras de Penamaior apresenta, no dia 11 de julho, a 42.ª edição do Festival de Folclore, na Feira do Cô.
 

O evento contará com a participação de grupos convidados de Évora, Madeira, Alcobaça e Vila Nova de Famalicão, além do grupo anfitrião.
 

O desfile dos grupos está marcado para as 20h30, seguindo-se o início do festival às 21h00, numa celebração da cultura tradicional de diferentes regiões do país.

 

 

Agenda leva tradições a várias localidades
Lavradeiras de Penamaior com verão preenchido
 

A agenda de atuações do rancho “Lavradeiras de Penamaior” para os próximos meses está cheia de participações em diversas freguesias e festivais da região.
 

O calendário inclui atuações em Paços de Ferreira, Seroa, Meixomil, Frazão, Lordelo, Modelos, Valongo e Penafiel, bem como uma deslocação ao Funchal, na Madeira, em agosto.
 

A coletividade destaca assim a continuidade da promoção das tradições locais em diferentes pontos do país.

 

 

 

 

Dia de Portugal celebrado no Monte do Pilar
Trial nacional marcou inauguração de monumento
 

 

O Monte do Pilar recebeu no dia 10 de junho uma jornada dedicada ao Trial Nacional, integrada nas comemorações do Dia de Portugal.
 

A ocasião ficou ainda marcada pela inauguração de um monumento alusivo à Escola de Trial, projeto que pretende dinamizar a prática e aprendizagem da modalidade na freguesia.
 

O evento reuniu público e atletas num ambiente de convívio e demonstrações de perícia, contando com organização da Associação de Amigos Recreio e Cultura do Pilar.

 

 

Novo local na edição deste ano
Festa da Francesinha no Centro Escolar
 

A Associação Desportiva e Cultural de Penamaior realizou, no dia 13 de junho, mais uma edição da Festa da Francesinha, que este ano decorreu no Centro Escolar de Penamaior.
 

A alteração do local constituiu a principal novidade da iniciativa, que voltou a reunir participantes num ambiente de convívio e animação.
 

 

Prova acontece em Ílhavo
Concurso de pesca realiza-se no próximo sábado
 

A Associação Desportiva e Cultural de Penamaior promove, no próximo sábado, 20 de junho, um concurso de pesca maratona na Pista da Quinta da Boavista, em Ílhavo.
 

A competição realiza-se entre as 10h00 e as 18h00 e prevê troféus para os melhores classificados de cada setor, além da entrega de camisolas a todos os participantes.
 

As inscrições decorrem até hoje, 18 de junho, na sede da associação, estando também previsto transporte em autocarro para os participantes inscritos.

 

 

ASSINE A GAZETA DE PAÇOS DE FERREIRA

Opinião

Opinião

Mais uma desculpa esfarrapada

25/06/2026

Opinião

O gato e a serpente

23/06/2026

Opinião

Ini­mi­gos reais e ima­gi­ná­rios

22/06/2026

Opinião

As empresas público-privadas nos municípios: o caso de Paços de Ferreira

21/06/2026