Por
Gazeta Paços de Ferreira

07/04/2023, 6:00 h

334

PAÇOS DE FERREIRA | Freguesia em modo primaveril

Freguesias Paços de Ferreira

Animação no Jardim Municipal

Feira da Primavera

O Jardim Municipal acolheu a Feira da Primavera, promovida pela Junta de Freguesia de Paços de Ferreira, no passado fim de semana. A abertura do evento, que contou com artesanato, vestuário, praça de alimentação e entretenimento, foi feita pelo presidente da Junta de Freguesia, Constantino Barros, e o seu executivo, com a presença dos convidados vereador Joaquim Sousa e a diretora da Associação Empresarial de Paços de Ferreira, Filipa Belo.

 

Capital Motors 2023

A Capital Motors 2023, Feira de Peças e Artigos para Viaturas Clássicas e Antiguidades, organizada pelo Automóvel Clube de Paços de Ferreira, com o apoio da Câmara Municipal, decorreu no passado fim de semana de 18 e 19 de março, no Parque Urbano de Paços de Ferreira. Para a organização, as expetativas foram amplamente superadas, tendo o evento recebido “milhares de visitantes”. Estiveram representados vários clubes automóveis do norte, pelo que se estima que esta venha a tornar-se uma feira automóvel de referência na Região Norte. No domingo, em paralelo com o certame, realizou-se o habitual encontro de automóveis clássicos e desportivos, com cerca de 300 participantes.

 

Proteção Civil na Vértice

Os Serviços de Proteção Civil da Câmara Municipal desenvolveram uma ação de sensibilização e informação para a comunidade escolar da Escola Profissional Vértice, com 100 participantes.

Esta ação, integrado no “Mês da Proteção Civil”, teve lugar na Biblioteca Municipal de Paços de Ferreira, tendo abrangido “o Plano de Emergência, a estrutura de segurança da escola, a importância da existência de meios de combate a um incêndio, quais os procedimentos a desenvolver durante uma evacuação do edifício, as diferenças entre um alerta e um alarme e toda a dinâmica que envolvem os exercícios e simulacros”. Serão realizadas mais ações de formação nesta escola, sobre equipamentos de combate a incêndios para docentes e não docentes, bem como exercícios de evacuação.

 

Salvar vidas desde criança!

A Escola Básica de Paços de Ferreira foi palco de uma ação de MASS Training de Suporte Básico de Vida, para alunos do 7.º ano, desenvolvida pelos Serviços de Proteção Civil da Câmara Municipal, em parceria com os Bombeiros Voluntários de Paços de Ferreira e a Cruz Vermelha de Frazão. O objetivo, esclareceram os dinamizadores, consistiu em “capacitar os mais de 66 participantes, dando-lhes as ferramentas necessárias para que possam prestar uma primeira ajuda em caso de paragem respiratória, cardiorrespiratória ou obstrução da via aérea, com o objetivo de evitar ou minimizar possíveis sequelas até à chegada de ajuda diferenciada”.

 

Dia do Pai e Primavera para petizes

A chegada da Primavera e o Dia do Pai foram festejados na Biblioteca Municipal, no passado domingo, 19 de março, com muita música e afeto transbordante. Em mais uma sessão, mas bem especial, de “Fazer música com Bebés & Papás”, os petizes e respetivos acompanhantes usufruíram, em conjunto, de várias atividades especificamente projetadas para crianças até aos 5 anos. E até houve cantar de parabéns, ao aniversariante Afonso!

 

Evento Regional na Escola Secundária

A Escola Secundária de Paços de Ferreira recebeu o Evento Regional “Capacitação Digital das Escolas: da Visão às Práticas”, no passado dia 15 de março. Esta foi uma das sessões do ciclo que a Direção-Geral de Educação (DGE), em estreita colaboração com os Centros de Competência TIC (CC TIC) e com os Centros de Formação de Associações de Escolas (CFAE), tem vindo a realizar, tendo como alvo elementos das Equipas de Desenvolvimento Digital (EDD) e lideranças de escolas.

 

Plantação no Parque em Dia da Árvore

Na passada terça-feira, dia 21 de março, o Bosque Ribeirinho do Parque Urbano de Paços de Ferreira ficou mais rico, graças à plantação de árvores autóctones (espécie ripícola), promovida pelo Município. Participaram na ação 25 alunos da Escola Secundária de Paços de Ferreira, que celebraram, deste modo, o início da Primavera (20 de março) e o Dia Mundial da Árvore (21 de março).

 

Parque de Estacionamento encerrado

O parque provisório de estacionamento situado na Rua Antero de Figueiredo encerrou definitivamente esta semana. Os condutores têm de procurar outras alternativas, havendo já um terreno, no final dessa rua, que funciona como local gratuito de estacionamento.

ASSINE GAZETA DE PAÇOS DE FERREIRA

NÃO à violência doméstica!

Dia 7 de março, terça-feira, foi dia de luto nacional em homenagem às vitimas de violência doméstica. Os utentes do CACI(*) da Obra Social e Cultural Sílvia Cardoso, em parceria com a Casa da Eira, dinamizaram uma ação em que sensibilizaram a comunidade para a defesa da integridade e dignidade das mulheres. “Diga NÃO à violência doméstica!”

(*) CACI - Centro de Atividades e Capacitação para a Inclusão

 

“Empreendedorismo no feminino”

A tertúlia “Empreendedorismo no feminino” foi dinamizada pelo Núcleo das Mulheres Sociais Democratas de Paços de Ferreira, na tarde de domingo, dia 26 de março, na Casa da Eira no Parque Urbano de Paços de Ferreira. O encontro serviu para a partilha de “experiências, desafios, conquistas no mundo dos negócios”, entre participantes e empreendedoras de sucesso como Ana Sousa (criadora da marca de moda epónima), Eugénia Simões e Ana Barbosa, empresárias, e Célia Carneiro, representante das Mulheres Sociais Democratas.

 

ASSINE E DIVULGUE A GAZETA DE PAÇOS DE FERREIRA

ASSINATURA ANUAL DA EDIÇÃO ELETRÓNICA – 10 EUROS

ASSINATURA ANUAL DA EDIÇÃO IMPRESSA (COM ACESSO GRATUITO À EDIÇÃO ELETRÓNICA) – 20 EUROS

Opinião

Opinião

“Dar mais vida às coisas para dar mais vida à vida”

13/06/2024

Opinião

A ‘REPARAÇÃO’ ÀS EX-COLÓNIAS

12/06/2024

Opinião

REPARAR EM VEZ DE SUBSTITUIR PARA UM RADIOSO DEVIR

11/06/2024

Opinião

PORTUGAL NA VANGUARDA DA MOBILIDADE SUSTENTÁVEL

9/06/2024