Por
Gazeta Paços de Ferreira

28/11/2022, 6:00 h

568

PAÇOS DE FERREIRA | Como proceder quando a terra treme

Freguesias Paços de Ferreira

Exercícios da proteção civil nas escolas

O exercício de evacuação geral que teve lugar na Escola Secundária de Paços de Ferreira, no passado dia 15 de novembro, envolveu perto de 1400 alunos, professores e funcionários. O sistema de alarme da escola soou às 10h00, acionando a evacuação do edifício. Os ocupantes concentraram-se nos pontos de encontro definidos no plano de emergência. Em menos de nove minutos, todas as pessoas foram evacuadas. A iniciativa, organizada pelos Serviços Municipais de Proteção Civil, desdobrou-se em várias ações nas escolas do concelho, tendo como objetivo preparar e capacitar os jovens para a eventualidade da ocorrência de um sismo.

 

Projeto Erasmus+

Intitula-se “BePart” e é um projeto Erasmus+, com a duração de três anos, que a Escola Secundária de Paços de Ferreira (ESPF) integrou. O seu principal objetivo é fomentar “uma abordagem participativa inovadora dos jovens, (...) promovendo a educação inclusiva ao mesmo tempo que se promovem as competências de cidadania e o empoderamento da juventude”, esclareceu esta escola. Os parceiros do projeto de Portugal, Espanha, Grécia e Letónia participaram na conferência final, realizada em língua inglesa. Os alunos da ESPF brilharam, durante a conferência, ao apresentaram as atividades que desenvolveram durante os três anos do projeto.

 

Prémios e diplomas

A Cerimónia de Entrega dos Diplomas dos Quadros de Valor e Excelência e do Prémio de Mérito Escolar, referentes ao ano letivo 2021/2022, realizou-se no passado dia 18 de novembro, na EB 2 de Paços de Ferreira. O evento representou a celebração das conquistas académicas desta comunidade estudantil!

 

Grandiosa Feira de São Martinho

A 2.ª edição da Feira de São Martinho foi um sucesso, comprovado pelo registo de mais de 25 mil visitantes. O grupo musical Sons do Minho encerrou o evento de quatro dias (10 a 13 de novembro), levando ao rubro os populares no Parque Urbano de Paços de Ferreira. Para o ano haverá mais!

 

Encontro mensal no Parque

O Automóvel Clube de Paços de Ferreira realizou o seu Encontro Mensal de Automóveis Clássicos e Desportivos no passado domingo, 20 de novembro, no Parque Urbano. Como é costume, o evento decorreu no terceiro domingo do mês, atraindo muitos curiosos, apreciadores e especialistas!

 

Visita guiada gratuita

No passado dia 6 de novembro, o Automóvel Clube de Paços Ferreira organizou uma visita gratuita e guiada ao Museu Auto Sueco, em Vila Nova de Gaia. Os visitantes puderam admirar uma coleção de “veículos da marca Volvo, que fizeram parte de longas viagens quer em trabalho (nos pesados) quer em passeio e lazer (nos ligeiros)”, referiu o auto clube.

 

Esculturas em madeira

Já tem planos para o fim-de-semana? A GAZETA dá-lhe uma sugestão: visite a exposição de esculturas em madeira criadas por Acácio Brito. Pode observá-las no Posto de Turismo, situado no Parque Urbano de Paços de Ferreira. Vale a pena conhecer as peças deste artesão, cuja profissão o tornou mestre em dar forma à madeira.

 

ASSINE E DIVULGUE A GAZETA DE PAÇOS DE FERREIRA

ASSINATURA ANUAL DA EDIÇÃO ELECTRÓNICA – 10 EUROS

ASSINATURA ANUAL DA EDIÇÃO IMPRESSA (COM ACESSO GRATUITO À EDIÇÃO ELECTRÓNICA) – 20 EUROS

Opinião

Opinião

As Obras, o Progresso e a Necessidade de Melhoria: Um Desabafo

25/07/2024

Opinião

DE CABEÇA ERGUIDA

24/07/2024

Opinião

HOMENAGENS E HOMENAGEADOS

24/07/2024

Opinião

Os problemas da Inteligência Artificial

23/07/2024