Por
Gazeta Paços de Ferreira

20/07/2023, 0:00 h

753

NATAÇÃO E EXERCÍCIO EM AMBIENTE AQUÁTICO

Desporto José Neto Comentário Desportivo

EXERCÍCIO E ATIVIDADE FÍSICA (46) CONCLUSÕES IV

A exercitação feita em meio aquático, para além de proporcionar uma sensação de conforto, provoca o alívio de toda a carga de peso, previne lesões causada pelas quedas, elimina a pressão nas articulações e aumenta a capacidade circulatória.

José Neto

 

Para terminar esta referência genérica de planificação de exercício para a saúde, refiro a natação, modalidade que para além de proporcionar um excelente exercício muscular, provoca uma otimização de todos os processos que conduzem à eficácia cárdeo – pulmonar.

 

Não sendo um exemplo de prática que sujeite o praticante a uma maior perda de peso, mas as vantagens da sua prática atingem os fenómenos de prevenção e recuperação de doenças de âmbito muscular, ósseo, articular e coronário.

 

 

 

A exercitação feita em meio aquático, para além de proporcionar uma sensação de conforto, provoca o alívio de toda a carga de peso, previne lesões causada pelas quedas, elimina a pressão nas articulações e aumenta a capacidade circulatória.

Diversos autores referem vários benefícios:

  1.  Em termos orgânicos – por solicitação de vários grupos musculares vê-se estimulada a melhoria da circulação sanguínea, permitindo ainda o desenvolvimento da atividade respiratória, como a capacidade de apneia, de acordo com os mecanismos impostos pela execução do cada estilo.
  2. Em termos de desenvolvimento muscular - a participação de grandes grupos musculares que pela resistência no meio líquido, conduz a uma maior correção anatómica, permitindo na recuperação do esforço um maior relaxamento e bem-estar emocional.
  3. Em ternos de coordenação motora – o trabalho realizado nomeio aquático ao nível da eficácia dos movimentos, permite uma melhoria de conexões nervosas, maior correlação da estrutura funcional, combatendo deformações provocadas por vícios posturais, permitindo um maior equilíbrio corporal, muito em especial ao nível da coluna vertebral.

 

 

ASSINE GAZETA DE PAÇOS DE FERREIRA

 

Ainda a referir o facto de nos casos da exercitação /recuperação realizada em meio aquático aquecido, os efeitos terapêuticos ocasionam maior relaxamento; manutenção ou maior amplitude de movimentos das articulações; reeducação dos músculos com atrofia acentuada; fortalecimento muscular com desenvolvimento das capacidades de força e resistência; aumento da circulação por dilatação dos vasos sanguíneos superficiais e melhoria dos níveis de autoconfiança e motivação pelo desempenho demonstrado.

Para além do referido, o calor da água na qual o paciente está imerso, ajuda a aliviar a dor, reduzir o espasmo muscular e induzir o relaxamento, promovendo uma maior amplitude de movimento com menor esforço e maior conforto.

… e como refere Paulo M. (1994), Ginástica Aquática – Ed. Sprint L.da – Rio de Janeiro:

“Água: Paz, Tranquilidade, Alegria, Prazer, Persistência, Força, Energia … como é bom sentir o cheiro das primeiras gotas de chuva na terra seca … como é bom senti-la no rosto, revigorando a alma … como é bom o banho de cada dia … como é mágico estar com a água” …

 

 

 

 

Obs Na próxima edição da Gazeta, com a publicação do artigo nº 47, terminarei este grande tema com as considerações finais referentes à prescrição do Exercício e da Atividade Física para a conquista do futuro … com mais saúde!...

 

José Neto: Doutorado em Ciências do Desporto; Docente Universitário; Investigador.

 

 

Opinião

Opinião

Cascas de banana…

17/08/2025

Opinião

De tostão em tostão… se alcança o milhão ou a dimensão colectiva dos direitos do consumidor

13/08/2025

Opinião

A Bolsa de Valores

11/08/2025

Opinião

Gastroparésia: Quando o estômago perde o ritmo

10/08/2025