18/10/2021, 0:00 h
124
A realidade vivida atualmente pelo pequeno comércio local, e feirante, não está devidamente valorizada.
Os pequenos e médios comerciantes enfrentam graves dificuldades em rentabilizar a sua atividade. São inúmeras as falências, as desistências, o abandono de atividade. É insuficiente o mercado interno, escassos os consumidores, estreitas as margens de lucro.
A concorrência desleal do grande comércio (em número de licenciamentos, condições, horários, etc.), a que acresce o recente e procurado comércio on line, constitui fator desequilibrador de expetativas e resultados.
São verdadeira e lamentavelmente escassas ideias e orientações que procurem ajudar, estimular ou favorecer o comércio local, como foi visível por exemplo nos programas propostos nas candidaturas autárquicas.
Não há projetos de áreas comerciais revitalizadas em ruas nos centros das cidades, antes se aposta em rotundas e equipamentos de lazer. Não há muitas vezes habitações e habitantes nesses espaços, expostos a degradação. A viabilidade do pequeno comércio e o seu papel dinamizador das comunidades não constituem preocupação das gestões camararias. Quantas propostas de instalação de mercados fixos existiram? Que urbanismo se propõe que integre espaços comerciais?
Entre as possíveis (panaceias?) terapêuticas, assinalo como fundamental o aumento do poder aquisitivo da população, só possível pelo aumento dos salários e nomeadamente do salário mínimo nacional
Uma das questões que levanto diz respeito à representação política do pequeno negócio comercial, dos seus interesses específicos. As classes sociais possuem à partida referências mais ou menos comuns, traços identitários.
Não são o liberalismo, a desregulação, o livre mercado, a resposta necessária para produtores, comerciantes e consumidores. Há um equilíbrio necessário entre a produção, a comercialização e o consumo, entre a produção local e o consumo, entre a ecologia e o ambiente, entre o acesso e os transportes, entre o emprego e a produção. A selva não é o terreno ideal para pequenos investimentos.
Cristiano Ribeiro, Dirigente do PCP
Opinião
17/08/2025
Opinião
13/08/2025
Opinião
11/08/2025
Opinião
10/08/2025