Por
Gazeta Paços de Ferreira

25/06/2026, 17:37 h

13

Mais uma desculpa esfarrapada

Opinião Política

OPINIÃO

Um pacote laboral encarando os desafios da inteligência artificial, e uma segurança social com contribuições automáticas das empresas de capital intensivo, isso sim, seriam reformas estruturais olhando para o futuro

O chumbo da proposta laboral que defendeu com unhas e dentes, foi mais um flop do governo, agora com a desculpa de não reduzir a idade da reforma proposta pelo Chega, para assim continuar a garantir as pensões de reforma, que Montenegro diz sagradas.

 

Esta desculpa é mais uma mistificação, a juntar à mistificação das razões subjacente ao próprio pacote laboral. Se a produtividade baixa que justifica o pacote laboral, é uma verdade, a verdade é que depende de vários fatores mais importantes que o fator trabalho, que são escamoteados (gestão pouco profissionalizada, investimento baixo em novos equipamentos, asfixia burocrática do Estado…).

 

Quanto às reformas, a Segurança Social, que de facto seria atingida baixando a idade das reformas, mas nunca esteve tão bem como agora, em que conseguiu uma reserva financeira recorde, a todo o momento essa almofada financeira deve ser reforçada se o seu fundo de garantia deixar de ser exclusivamente garantido pelo fator trabalho, e uma parte ser também automaticamente suportada pelas empresas que faturam milhões, com muito poucos trabalhadores.

 

Um pacote laboral encarando os desafios da inteligência artificial, e uma segurança social com contribuições automáticas das empresas de capital intensivo, isso sim, seriam reformas estruturais olhando para o futuro, não a visão retrógrada de que avançaremos esmifrando ainda mais os trabalhadores.

 

Ao querer avançar olhando para trás, Montenegro caminha alegremente para o desastre.

José Cavalheiro

 

ASSINE GAZETA DE PAÇOS DE FERREIRA

Opinião

Opinião

Mais uma desculpa esfarrapada

25/06/2026

Opinião

O gato e a serpente

23/06/2026

Opinião

Ini­mi­gos reais e ima­gi­ná­rios

22/06/2026

Opinião

As empresas público-privadas nos municípios: o caso de Paços de Ferreira

21/06/2026