28/04/2024, 0:00 h
295
OPINIÃO
Por Andreia Afonso (Militante da Juventude Socialista de Paços de Ferreira)
OPINIÃO
Nos dias de hoje, verificamos emigração em todos os países do mundo. Assim como muitos portugueses emigram, imigrantes vêm para Portugal. Hoje encontramos um Portugal multicultural, e devemos promover a tolerância com os imigrantes pois quem vem para Portugal trabalhar não veio (como muitos apregoam) para nos roubar o emprego, mas sim em busca de melhores condições de vida, que Portugal tem para oferecer.
Assim como eles precisam de nós, nós também precisamos deles para evoluir.
A taxa de natalidade em Portugal está mais baixa do que devia estar, encontra-se em 1,43 por mil habitantes e a taxa de envelhecimento está mais elevada do que devia, fazendo assim com que a população ativa (a população que trabalha ou está á procura de emprego) diminua.
Poderemos vir a ter consequências, assistimos a fábricas a fechar por falta de trabalhadores, estando em risco a solidariedade intra geracional. Este fluxo do exterior pode ajudar a combater esta situação problemática. As pessoas que imigram são casais jovens que, quando se veem estabilizados financeiramente, procuram ter filhos, podendo minimizar os problemas referidos (diminuindo a referida taxa de envelhecimento).
ASSINE A GAZETA DE PAÇOS DE FERREIRA
O índice de renovação de gerações que permite renovar a nossa população é de 2,1 e, em 2020, verificávamos um índice de renovação de gerações de 1,43. O estado têm desenvolvido medidas, nesse sentido, de modo a promover a natalidade, como por exemplo aumentar o valor atribuído de abono e o acesso gratuito aos livros.
Acho fundamental realçar a preponderância em acolher dignamente os imigrantes, promover uma boa integração respeitando as diferenças. A diversidade cultural permite o enriquecimento de uma sociedade.
No final precisamos uns dos outros.
Opinião
3/07/2025
Opinião
30/06/2025
Opinião
29/06/2025
Opinião
29/06/2025