18/10/2021, 0:00 h
304
A nossa coluna vertebral é constituída por um conjunto de vértebras que se articulam entre si de forma a permitir o movimento, a nossa sustentação em pé e a proteger os nervos que do cérebro se dirigem ao resto do corpo através da medula espinal.
Para que as vértebras se possam articular sem atrito, existe entre elas uma espécie de cartilagem que funciona quase como um amortecedor. A cada movimento este amortecedor ou disco, ajusta-se para que nos possamos mover em equilíbrio e sem dor. Quando este disco sofre algum desgaste ou traumatismo, rompe-se, e do seu interior sai um conteúdo pulposo que pode comprimir o interior da coluna - medula - ou os nervos que saiem pelo meio das vértebras. É como se o disco que existe entre as vértebras ficasse inchado. Logo, além de provocar dor porque está inchado, pode ainda provocar dor porque está a comprimir a medula que passa no interior das vértebras ou os nervos que saiem da medula por entre as vértebras.
A ruptura do disco pode ter origem em traumatismos, desgaste por excesso de exercício físico / trabalhos pesados ou até mesmo por predisposição genética.
Situações há em que a compressão medular é de tal forma grave em que não há outra solução senão operar. Contudo, a maioria dos casos pode ser controlada com acupuntura, fitoterapia e reforço muscular da coluna vertebral. Logo na primeira sessão de acupuntura é possível obter alivio da dor. Com o tratamento continuado com fitoterapia, acupuntura e reforço muscular( através por exemplo do Tai Chi, Yoga ou Pilates) as hérnias em estadio inicial podem mesmo regredir e desaparecer nos exames seguintes.
A cirurgia deverá ser sempre o último recurso. Mais importante do que aliviar o problema no imediato através da cirurgia, é prevenir o surgimento de novas hérnias. É esse o principal papel da medicina tradicional chinesa- tratar e prevenir!
Manuela Santos
Especialista em Medicina Tradicional Chinesa
Licenciada em Enfermagem
Opinião
17/08/2025
Opinião
13/08/2025
Opinião
11/08/2025
Opinião
10/08/2025