Ainda há pouco foi escolhida a letra do Hino do Agrupamento e confesso que fiquei pensativa ao perceber que cerca de metade das letras estavam centradas na EB 2,3, o que revela que a ideia de Agrupamento não está ainda consolidada, passado todos estes anos.
Rosário Rocha
Esta sexta-feira, dia 26, comemoramos o dia do Agrupamento, no Agrupamento de Escolas de Frazão.
O nosso Agrupamento começou a funcionar no ano letivo 2002/2003. É constituído pelas Escolas Básicas de Arreigada, Seroa e pelas duas de Frazão. Abrange crianças desde o pré-escolar até alunos do 9º ano.
Origem do Agrupamento
Por ordem do Ministério, as escolas foram agregadas em Agrupamentos. Como tudo o que surge imposto e é uma novidade, a ideia não mereceu aplausos por parte da comunidade educativa. Antes dos Agrupamentos, os jardins-de-infância e as escolas do 1º ciclo tinham um diretor e estavam debaixo da alçada da Delegação Escolar do concelho. Eram tuteladas pelo Delegado Escolar. As EB 2, 3 e secundárias tinham as suas direções eleitas pelos docentes.
Em 2002/2003 o nosso Agrupamento começou a funcionar de forma vertical, com uma direção a quem cabia dirigir todo o Agrupamento.
A ideia não agradou muito e colhia muito mais adeptos uma organização horizontal, ou seja, uma agregação apenas entre Pré- Escolar e 1º ciclo. Contudo, a tutela mandou e foi feito!
Ideia subjacente à criação dos Agrupamentos
O que se pretendia com esta organização é que houvesse uma sequencialidade dos níveis e ciclos de educação e ensino. Pretendia-se que houvesse um acompanhamento de uma criança desde que entra no Pré-Escolar, com 3 aninhos, até que saia, no nosso caso, com 15 anos do 9º ano. Pretendia-se uma articulação em todo esse percurso sequencial; a criança/aluno é nosso (do Agrupamento).
Esta era a ideia para todos os Agrupamentos, que funcionassem como um todo, de forma global.
ASSINE GAZETA DE PAÇOS DE FERREIRA
Passados 20 anos…
Passaram 20 anos desde que funcionamos em Agrupamento. De facto há um acompanhamento no percurso de cada criança desde que entra nos nossos estabelecimentos até que sai para outro, nomeadamente a secundária.
Há muito trabalho feito verticalmente, entre todos os níveis e ciclos, e procura-se trabalhar articulado, para o bem comum de um todo: o Agrupamento e a comunidade educativa.
Mas, apesar de terem passado 20 anos, ainda há muito a fazer para se viver o todo em pleno. Ainda há a necessidade de se consolidar o que é um verdadeiro Agrupamento! Ainda se continua a verificar que alguns não interiorizaram que o Agrupamento não é a Escola Sede e é necessário que conheçam todas as escolas e os seus contextos.
Ainda há pouco foi escolhida a letra do Hino do Agrupamento e confesso que fiquei pensativa ao perceber que cerca de metade das letras estavam centradas na EB 2,3, o que revela que a ideia de Agrupamento não está ainda consolidada, passado todos estes anos. Há ainda muito caminho a fazer nesse sentido e compete-nos a todos, principalmente aos professores…
Sexta é dia de comemoração
Sexta-feira comemoramos mais um dia do Agrupamento. Será realizado na Escola Sede e todas as escolas levarão um pouquinho de si, para uma comemoração coletiva. Contaremos também com os grupos de bombos das várias freguesias que integram o Agrupamento e, entre atuações e barraquinhas de comes e bebes, acredito que será uma noite agradável, divertida e de convívio entre todos os que queiram participar.
Por isso, podem aparecer, pois é uma atividade aberta à Comunidade em geral.