Por
Gazeta Paços de Ferreira

07/07/2024, 0:00 h

79

Cuidar e Proteger

Opinião Opinião Politica Juventude Social Democrata

OPINIÃO

Vivemos tempos em que a sensibilização para os maus-tratos a animais é muita, no entanto, nunca é demais reforçar, pois ainda são muitos os números diários de animais, que são resgatados e que ficam dias, meses e até anos à espera de uma família, que tenha amor, carinho e atenção para lhes dar.

Por Leonor Leão (Vice-presidente da JSD Paços de Ferreira)

OPINIÃO

 

 

Quando falamos de maus-tratos a animais, falamos de qualquer comportamento que cause dor, sofrimento ou danos a um animal. Este comportamento pode referir-se a negligência, abuso físico, confinamento inadequado, privação de alimentação, água ou cuidados médicos, e também, o uso de animais em atividades que lhes causem sofrimento.

 

 

Em Portugal, os maus-tratos a animais são regulados por leis específicas, que visam proteger os animais e punir aqueles que os maltratem. A legislação portuguesa reflete uma crescente preocupação com o bem-estar animal e inclui disposições, tanto no Código Penal quanto em leis específicas.

 

 

A proteção e o bem-estar dos animais são responsabilidades coletivas. A prevenção de maus-tratos a animais requer educação, consciencialização e a aplicação rigorosa da lei. Ao denunciar abusos e apoiar práticas de cuidado responsável, todos estamos a contribuir para um mundo mais compassivo e justo para os animais.

 

 

Neste sentido, temos no nosso concelho várias associações dedicadas ao cuidado animal, associações essas que prestam, há vários anos, um serviço de dedicação, empenho e voluntariado, em prol desta causa.

 

 

ASSINE A GAZETA DE PAÇOS DE FERREIRA

 

 

O Município de Paços de Ferreira tem um protocolo de colaboração celebrado com a ABSOL.

 

 

A ABSOL- Associação Beleza Solidária é uma associação sem fins lucrativos, com o objetivo de defender a saúde e o bem-estar dos animais. Este protocolo tem como principal objetivo reencaminhar os animais considerados “não adotáveis”, por apresentarem comportamentos “agressivos e assilvestrados” para a ABSOL, sendo que o Município de Paços de Ferreira atribui um apoio mensal de 2.500,00€, para ajudar nas despesas que a associação terá com os respetivos animais.

 

 

Questiono: receberão as associações do nosso concelho ajudas equitativas a esta? As despesas inerentes aos animais são grandes, a inflação aumentou igualmente em todo o país, tendo as nossas associações que suportar todos os custos inerentes aos cuidados animais, custos esses iguais aos de qualquer outra associação deste cariz.

 

 

 

 

Opinião

Opinião

O Atraso no Plano Diretor Municipal em Paços de Ferreira: Um Obstáculo ao Desenvolvimento

15/09/2024

Opinião

Ter ou não ter... eleições

15/09/2024

Opinião

Jogos Olímpicos

14/09/2024

Opinião

Sai um Mundial para a Mesa do Vinicius

14/09/2024