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Gazeta Paços de Ferreira

10/11/2022, 0:00 h

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Comunidades de aprendizagem

Educação

As Tertúlias Dialógicas Literárias são bastante implementadas já nas turmas. Consistem em ler obras literárias clássicas e depois os alunos analisam, debatem e argumentam sobre um excerto, mediante o seu ponto de vista.

Já vos falei várias vezes do Projeto INCLUD ED. É um projeto internacional que visa formar verdadeiras Comunidades de Aprendizagem. A escola trabalha de forma articulada com a comunidade envolvente e ambas se modificam simultaneamente.

O Agrupamento de Escolas de Frazão integrou este projeto há 3 anos e temos desenvolvido algumas das Ações de Sucesso previstas. Para o Projeto ser implementado na plenitude seria necessário que se implementassem 7 Ações, mas a nossa escola adotou apenas 3 para iniciar.

 

Tertúlias Dialógicas

 

As Tertúlias Dialógicas Literárias são bastante implementadas já nas turmas. Consistem em ler obras literárias clássicas e depois os alunos analisam, debatem e argumentam sobre um excerto, mediante o seu ponto de vista. Não há opiniões erradas...há perceções e opiniões. Visa o desenvolvimento do sentido crítico e, também, o respeito pela opinião dos outros. Evidentemente há uma série de competências paralelas que são desenvolvidas.

Outra Ação de Sucesso prevista é muito semelhante, mas envolvendo docentes: são as Tertúlias Pedagógicas Literárias. Esta ação foi desenvolvida no primeiro ano do Projeto e ultimamente, por vários motivos, não tem sido dinamizada.

 

Grupos Interativos

A terceira Ação de Sucesso definida são os Grupos Interativos. Esta Ação é mais exigente, pois envolve mais meios e organização. Consiste em que voluntários da comunidade interajam em contexto de sala de aula com os alunos, em grupos de trabalho.Previamente houve uma Formação de Pais para quem se  voluntariou.

No ano letivo anterior já se realizaram alguns grupos interativos mas ocasionais. Este ano estamos a iniciar a implementação mais sistemática da Ação, pois o ideal é que haja alguma rotina na dinamização da mesma.

Os professores organizam atividades variadas para a turma, normalmente de consolidação de conteúdos, e cada voluntário fica com uma tarefa para um grupo de alunos. O ideal é que sejam pequenos grupos de 4 a 5 alunos. Ao voluntário não lhe compete ensinar nada, apenas gerir a participação dos alunos, incentivando a que todos participem e ouçam a opinião dos colegas, procurando chegar a um consenso. O trabalho é dos alunos e o voluntário tem apenas a função de mediador. A gestão pedagógica continua a ser do professor que está na sala e vai tiranso as dúvidas que surgem na execução das tarefas.

 

Vantagens e constrangimentos

Na minha opinião esta Ação é muito vantajosa para todos: alunos e voluntários. Os alunos conseguem realizar trabalhos em menos tempo, mais orientados e mais participativos, pois são colaborativos. Os voluntários acabam por aprender e compreender melhor a orgânica das escolas, a forma de aprender dos alunos e adquirem também competências. Escola e Comunidade aprendem e desenvolvem-se em conjunto.

Há alguns constrangimentos que limitam o desenvolvimento desta Ação: as pessoas trabalham e os horários são coincidentes com o horário escolar e, por isso, nem sempre é possível agilizar um horário compatível.

Neste momento posso dizer-vos que na escola onde leciono, Arreigada, temos 22 voluntários e todas as turmas do 1º ciclo dinamizarão grupos interativos de forma periódica.

Mais para o final do ano faremos um balanço deste desafio, pois as salas abrem-se à comunidade: não há portas fechadas; há partilha, ajuda e aprendizagem coletiva.

Rosário Rocha

 

 

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