Por
Gazeta Paços de Ferreira

17/02/2022, 0:00 h

167

Água, fonte de vida

Opinião

Infelizmente, a forma como utilizamos e tratamos este recurso precioso não só afeta a nossa saúde, como também tem impacto em toda a vida que depende da água

“Para os seres humanos, a água não é simplesmente uma necessidade vital dos nossos corpos: é também um recurso de que desfrutamos todos os dias. Em casa, utilizamo-la para cozinhar, nas limpezas, para tomar banho …. A água é utilizada na produção dos nossos alimentos, roupas, telemóveis, automóveis e livros. Utilizamos a água para construir casas, escolas e estradas, bem como para aquecer os edifícios e arrefecer as centrais elétricas. Com a eletricidade que produzimos a partir da sua circulação, iluminamos as nossas cidades e as nossas casas. Nos dias quentes de verão, mergulhamos no mar ou passeamos à beira de lagos para nos refrescarmos.

Infelizmente, a forma como utilizamos e tratamos este recurso precioso não só afeta a nossa saúde, como também tem impacto em toda a vida que depende da água. A poluição, a sobre-exploração, as alterações físicas dos habitats aquáticos e as alterações climáticas continuam a comprometer a qualidade e a disponibilidade de água.

A água é, em muitos sentidos, um recurso local. As alterações na quantidade ou na qualidade da água têm impactos diretos no ambiente local e na população local. Mas a água, no seu conjunto, é também uma massa global, um bem comum partilhado por todos os seres vivos do nosso planeta. A água passa de um país para outro e liga os continentes, física e culturalmente. Devido ao facto de muitas grandes massas de água estarem ligadas, o que pode começar como um problema local pode tornar-se num dos muitos fatores que contribuem para um problema mais vasto. Inversamente, um problema mundial, como o do plástico ou das temperaturas mais elevadas nos oceanos, pode ter impactos mais graves a nível local.”

Fonte: Viver em clima de mudança.

E quem se perguntou o que eu quis dizer com este texto eu vou dizer, eu também me sinto triste de viver no concelho onde a força da água foi usada para outros fins, e desde 2013 nada ser feito e ainda se assistir a um processo de vitimização.

Da sabedoria popular: “quem não poupa a água e a lenha, não poupa nada que tenha”.

Celina Pereira, Membro da Comissão politica Concelhia de Paços de Derreira do Partido Socialista

Opinião

Opinião

Cascas de banana…

17/08/2025

Opinião

De tostão em tostão… se alcança o milhão ou a dimensão colectiva dos direitos do consumidor

13/08/2025

Opinião

A Bolsa de Valores

11/08/2025

Opinião

Gastroparésia: Quando o estômago perde o ritmo

10/08/2025