Por
Gazeta Paços de Ferreira

06/10/2021, 0:00 h

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A pandemia e as “bolhas“

Educação

Começou mais um ano letivo e as orientações dadas às escolas vão no sentido de que se mantenham as medidas aplicadas no ano anterior, nomeadamente o isolamento entre grupos-turmas.

Confesso que já começo a ficar um bocadinho farta de algumas medidas que não fazem muito sentido, ou que, pelo menos, são incongruentes com a vida extraescolar. Ora vejamos: na escola temos que isolar 6 turmas de 1º Ciclo, de modo a que os alunos contactem apenas com os colegas da turma, formando as ditas “bolhas“. No entanto, na viagem casa-escola partilham o mesmo transporte alunos das turmas todas. O mesmo acontece quando se encontram ao final no dia no ATL. Já nem falo nos Centros de Estudos ou na catequese onde crianças de várias escolas se juntam e coabitam num mesmo espaço, normalmente fechado, facto que não acontece nos recreios da escola. E vou ainda mais longe: após o horário letivo, quantas crianças praticam desportos coletivos, vindo elas de diferentes localidades? Pois, já me sinto um pouco cansada de tentar cumprir e fazer cumprir regras que parece que apenas são “impingidas“ às escolas.

Basta ver este fim-de-semana passado em que, devido às eleições, vimos elevados aglomerados de pessoas que não estiveram em “bolhas“, como não o estão no café, nem na catequese, nem nos demais espaços… Sendo assim, até quando nos vão obrigar a que as escolas sejam gaiolas? Como posso justificar aos meus pequenitos que no café, na catequese, no pavilhão, no comício político…em todos os sítios podem brincar com o amiguinho do lado, da outra turma, mas na escola não devem?

Haja bom senso e decisões assertivas e não algumas que são um autêntico contrassenso.


Rosário Rocha, professora do AE Frazão


INSCRIÇÕES ABERTAS PARA O AUMENTO DAS QUALIFICAÇÕES DA POPULAÇÃO

 

Estão abertas as inscrições, no Centro Qualifica da Profisousa, com vista ao aumento dos níveis de qualificação da população, nomeadamente o aumento da escolaridade dos adultos desde o 4.º ao 12.º ano.

O Centro Qualifica é um organismo especializado em educação e formação de adultos, cuja missão passa pela informação e orientação dos candidatos para as ofertas mais adequadas ao perfil de cada um, contribuindo, dessa forma, para a sua valorização pessoal e profissional.

Entre as opções possíveis para a conclusão de ciclos de estudos, há, este ano, um novo projeto, que envolve mais de 30 parceiros, incluindo os meios de comunicação social locais. Trata-se dos Percursos de Cidadania, Alfabetização Solidária e Literacias para Adultos, que visa ajudar aqueles que não sabem ler, nem escrever, ou que têm níveis de literacia muito baixos. O objetivo, numa primeira fase, é alcançar a certificação do 4.º ano de escolaridade, motivando, a partir daí, hábitos de aprendizagem ao longo da vida que conduzam a mais qualificações. Se conhece alguém nestas condições, seja solidário e informe sobre esta opção.

Partilhamos alguns testemunhos de adultos certificados no Centro Qualifica da Profisousa que comprovam o quanto a formação pode contribuir para mudanças positivas na vida das pessoas:

 

“Sempre gostei de estudar, mas, como não o pude fazer quando era mais jovem, resolvi agarrar a oportunidade. Aprender é sempre uma mais valia.”

 “Com a escolaridade atual, foi-me possível ter outras oportunidades de trabalho.”

“Resgatou a minha vontade de continuar a aprender e a fazer mudanças na minha vida profissional.”

“A equipa do Centro Qualifica da Profisousa, ajudou-me a perceber o quanto eu sou capaz de continuar a aprender. O quanto é importante aumentar a escolaridade e o quanto isso ajuda na nossa auto estima.”

Mais informações em [email protected] 








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