06/10/2021, 0:00 h
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Confesso que já começo a ficar um bocadinho farta de algumas medidas que não fazem muito sentido, ou que, pelo menos, são incongruentes com a vida extraescolar. Ora vejamos: na escola temos que isolar 6 turmas de 1º Ciclo, de modo a que os alunos contactem apenas com os colegas da turma, formando as ditas “bolhas“. No entanto, na viagem casa-escola partilham o mesmo transporte alunos das turmas todas. O mesmo acontece quando se encontram ao final no dia no ATL. Já nem falo nos Centros de Estudos ou na catequese onde crianças de várias escolas se juntam e coabitam num mesmo espaço, normalmente fechado, facto que não acontece nos recreios da escola. E vou ainda mais longe: após o horário letivo, quantas crianças praticam desportos coletivos, vindo elas de diferentes localidades? Pois, já me sinto um pouco cansada de tentar cumprir e fazer cumprir regras que parece que apenas são “impingidas“ às escolas.
Basta ver este fim-de-semana passado em que, devido às eleições, vimos elevados aglomerados de pessoas que não estiveram em “bolhas“, como não o estão no café, nem na catequese, nem nos demais espaços… Sendo assim, até quando nos vão obrigar a que as escolas sejam gaiolas? Como posso justificar aos meus pequenitos que no café, na catequese, no pavilhão, no comício político…em todos os sítios podem brincar com o amiguinho do lado, da outra turma, mas na escola não devem?
Haja bom senso e decisões assertivas e não algumas que são um autêntico contrassenso.
Rosário Rocha, professora do AE Frazão
Estão abertas as inscrições, no Centro Qualifica da Profisousa, com vista ao aumento dos níveis de qualificação da população, nomeadamente o aumento da escolaridade dos adultos desde o 4.º ao 12.º ano.
O Centro Qualifica é um organismo especializado em educação e formação de adultos, cuja missão passa pela informação e orientação dos candidatos para as ofertas mais adequadas ao perfil de cada um, contribuindo, dessa forma, para a sua valorização pessoal e profissional.
Entre as opções possíveis para a conclusão de ciclos de estudos, há, este ano, um novo projeto, que envolve mais de 30 parceiros, incluindo os meios de comunicação social locais. Trata-se dos Percursos de Cidadania, Alfabetização Solidária e Literacias para Adultos, que visa ajudar aqueles que não sabem ler, nem escrever, ou que têm níveis de literacia muito baixos. O objetivo, numa primeira fase, é alcançar a certificação do 4.º ano de escolaridade, motivando, a partir daí, hábitos de aprendizagem ao longo da vida que conduzam a mais qualificações. Se conhece alguém nestas condições, seja solidário e informe sobre esta opção.
Partilhamos alguns testemunhos de adultos certificados no Centro Qualifica da Profisousa que comprovam o quanto a formação pode contribuir para mudanças positivas na vida das pessoas:
“Sempre gostei de estudar, mas, como não o pude fazer quando era mais jovem, resolvi agarrar a oportunidade. Aprender é sempre uma mais valia.”
“Com a escolaridade atual, foi-me possível ter outras oportunidades de trabalho.”
“Resgatou a minha vontade de continuar a aprender e a fazer mudanças na minha vida profissional.”
“A equipa do Centro Qualifica da Profisousa, ajudou-me a perceber o quanto eu sou capaz de continuar a aprender. O quanto é importante aumentar a escolaridade e o quanto isso ajuda na nossa auto estima.”
Mais informações em [email protected]
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