Por
Gazeta Paços de Ferreira

29/04/2023, 0:00 h

423

“A Indústria na Minha Terra

Munícipio

Projeto fomenta relações entre jovens e empresas

450 alunos e 70 entidades - “Aprendiz por um dia”

Maus-Tratos na Infância - Abril azul
Projetos de execução assinados - 13 novas creches e berçários
Visitaram o concelho - 50 jovens de 10 países

Vespa valutina, evacuações, emergências
Serviço Municipal de Protecção Civil promove informação e treinos
Vespa valutina, evacuações, emergências - Serviço Municipal de Protecção Civil promove informação e treinos

Projeto fomenta relações entre jovens e empresas

“A Indústria na Minha Terra”

O projeto “A Indústria na Minha Terra”, inserido no Ano Municipal da Economia, foi apresentado aos diretores  das escolas do ensino regular e profissional, públicas e privadas do concelho, durante uma reunião que teve lugar na Câmara Municipal.

Cerca de 2500 alunos do 9.ª ao 12.º anos irão participar no projeto, que tem a missão de “despertar e sensibilizar a comunidade jovem para o valor do tecido empresarial de Paços de Ferreira, os seus desafios, a sua ambição e o seu futuro tecnológico”, divulgou o Município.

450 alunos e 70 entidades

“Aprendiz por um dia”

A Câmara Municipal, através da Equipa Promotora de Sucesso Escolar, retomou, durante as férias da Páscoa (de 5 a 4 de abril), a atividade “Aprendiz Por Um Dia”, que complementa o Programa de Orientação Vocacional desenvolvido pelas escolas com os alunos do 9.º ano.

O Município explicou que o projeto visa “contribuir para tomadas de decisão e escolhas vocacionais mais seguras e sustentadas, proporcionando a estes alunos a oportunidade de experimentarem a profissão que gostariam de exercer no futuro, através do contacto direto com profissionais da sua área de eleição”.

Este ano, contou com a participação de 450 alunos das escolas do concelho e cerca de 70 entidades e empresas da região, tais como hospitais, universidades, centros de investigação, tribunal, forças de segurança e investigação criminal, empresas de mobiliário, design, eletricidade ou automóvel, rádio, jornais, entre outros.

Maus-Tratos na Infância

Abril azul

O mês de abril é dedicado à Prevenção dos Maus-Tratos na Infância, sendo o laço azul o símbolo da respetiva campanha. Aderindo uma vez mais à causa, o Município decidiu que o edifício da Câmara esteja também este ano iluminado de azul durante todo o mês de abril. Serão ainda desenvolvidas várias ações alusivas, incluindo uma caminhada noturna na cidade de Freamunde, no sábado de 22 de abril.

Projetos de execução assinados

13 novas creches e berçários

No princípio do mês de abril, o presidente da Câmara Municipal Humberto Brito assinou, para reunião de Câmara, os projetos de execução das 13 novas creches e berçários, que serão construídos nos centros escolares do concelho.

O investimento perfaz um montante de € 4 226 518,12 comparticipado pelo PRR, e permitirá disponibilizar, gratuitamente, 546 vagas em creches e berçários, à exceção da freguesia de Raimonda, cuja obra ficará a cargo do Centro Social e Paroquial de Raimonda em instalações da Câmara Municipal.

Concluída esta fase, segue-se o lançamento do concurso público.

Visitaram o concelho

50 jovens de 10 países

Paços de Ferreira recebeu, na semana passada, a visita de 50 jovens de 10 países, integrados no programa Erasmus+ (Youth in Tune) – um projeto europeu dirigido à juventude e em que é promovida a multiculturalidade. Paulo Ferreira, vice-presidente da Câmara Municipal, saudou os visitantes e afirmou: “Somos um concelho cada vez mais cosmopolita, multicultural e onde os valores da liberdade, pluralismo, não discriminação, tolerância e solidariedade, são comuns à esmagadora maioria da nossa população.” Os jovens vieram da Macedónia do Norte, Estónia, Grécia, Turquia, Letónia, Chipre, Croácia, Espanha, Polónia e de outras localidades de Portugal.

 

 

Vespa valutina, evacuações, emergências

Serviço Municipal de Protecção Civil promove informação e treinos

O Serviço Municipal de Proteção Civil de Paços de Ferreira levou a cabo, no passado mês de Março, diversas iniciativas tendentes a habilitar as populações a combater a vespa valutina e habilitar os alunos dos agrupamentos concelhios com os conhecimentos indispensáveis para a sua atuação em caso de emergência, que importem evacuação de pessoas.

informar as populações

 

ASSINE GAZETA DE PAÇOS DE FERREIRA

EDIÇÃO DIGITAL – 10,00

 

 

Combate à vespa velutina

 

Esta sessão realizou-se na Junta de Freguesia de Sanfins de Ferreira, no dia 28 de Março, e contou com a presença de apicultores locais, da Ader-Sousa, Bombeiros Voluntários e Polícia Municipal, bem como do Professor José Aranha da Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douto (UTAD), que colabora com projetos de investigação sobre esta espécie. Na sessão foram apresentados o histórico da vespa velutina no concelho e o procedimento que é utilizado pelo Serviço Municipal de Proteção Civil para o seu combate. Foram também distribuídas armadilhas para a sua captura

 

 

Exercícios de evacuação em emergências

 

No final do mês de março, deu-se por concluído o programa de exercícios de evacuação desenvolvido nos Agrupamentos de Escolas do concelho de Paços de Ferreira, que serviu de preparação e treino para os simulacros que o Serviço Municipal de Proteção Civil de Paços de Ferreira pretende realizar no início do próximo ano letivo de 2023/2024.

Um total de 1140 pessoas participaram nestas ações no Agrupamento de Escolas de Frazão (EB 2,3 Frazão, EB Arreigada, EB Seroa e EB Frazão), orientadas pelo Serviço Municipal de Proteção Civil de Paços de Ferreira, a direção do Agrupamento de Escolas de Frazão e os Bombeiros Voluntários de Paços de Ferreira.

 

Delegados e subdelegados de turma

O Serviço Municipal de Proteção Civil de Paços de Ferreira desenvolveu uma ação de sensibilização para os delegados e subdelegados de turma da EB 2,3 Frazão, que num contexto de emergência são respetivamente o chefe de fila e o cerra fila. Entre as suas responsabilidades estão: o reconhecimento das saídas e o percurso dos caminhos de evacuação até ao ponto de encontro; após aviso sonoro de evacuação proceder de imediato à evacuação, agrupando e tranquilizando os colegas da sala de aula; encaminhar a turma para o ponto de encontro, ajudar as pessoas em dificuldades, manter a turma serena e assegurar que ninguém fica para trás. Após a realização desta ação de formação, foi dinamizado um exercício de evacuação de todo o edifício escolar, envolvendo um total de 600 pessoas.

Estiveram presentes os técnicos do Serviço Municipal de Proteção Civil de Paços de Ferreira, a Direção do Agrupamento de Frazão e os Bombeiros Voluntários de Paços de Ferreira.

 

Utilização dos meios de primeira intervenção

 

O Serviço Municipal de Proteção Civil de Paços de Ferreira, em articulação com os Bombeiros Voluntários de Paços de Ferreira e de Freamunde, está a leva a cabo ações de formação e treino nas instalações da Associação Empresarial de Paços de Ferreira, sobre técnicas de utilização dos meios de primeira intervenção, como extintores, carretéis e mantas ignífugas, destinadas a pessoal docente e não docente dos Agrupamentos de Escolas de Paços de Ferreira, Frazão, Eiriz e Freamunde, Escola Profissional Vértice e Escola Secundária de Paços de Ferreira.

 .

As ações decorrem nesta pausa letiva da Páscoa – iniciaram ontem , prosseguem hoje e terminam amanhã - e nelas participam cerca de 300 pessoas.

 

 

Opinião

Opinião

Cascas de banana…

17/08/2025

Opinião

De tostão em tostão… se alcança o milhão ou a dimensão colectiva dos direitos do consumidor

13/08/2025

Opinião

A Bolsa de Valores

11/08/2025

Opinião

Gastroparésia: Quando o estômago perde o ritmo

10/08/2025