Por
Gazeta Paços de Ferreira

26/11/2021, 0:00 h

292

A Formação Profissional no Concelho de Paços de Ferreira

Destaque

Por estranho que pareça, não temos no concelho oferta de formação profissional especifica para satisfazer as nossas necessidades de quadro superiores, nem tampouco de mão de obra especializada na área operativa da indústria (como, por exemplo, montagem de estofos, costureiras, modelista de estofos, marceneiros, maquinistas e operadores de CNC).

A formação profissional é um instrumento da maior importância para potenciar a capacidade produtiva das nossas empresas e, por conseguinte, para a promoção do desenvolvimento social e económico do nosso concelho.

 

Por isso, deve a Câmara Municipal de Paços de Ferreira desempenhar um papel ativo na definição e prossecução de políticas de apoio à formação profissional dos recursos humanos do tecido empresarial local, com base nas respetivas especificidades.

 

A ausência de estratégia neste domínio ao longo de 8 anos de governação socialista no município tem contribuído de forma decisiva para a perda de competitividade das empresas do nosso concelho.

 

Com efeito, e por estranho que pareça, não temos no concelho oferta de formação profissional especifica para satisfazer as nossas necessidades de quadro superiores, nem tampouco de mão de obra especializada na área operativa da indústria (como, por exemplo, montagem de estofos, costureiras, modelista de estofos, marceneiros, maquinistas e operadores de CNC).

 

É importante e urgente inverter este rumo.

 

Para tanto, urge fazer um diagnóstico das reais e concretas necessidades de recursos humanos das empresas do nosso concelho e, de seguida, definir uma estratégia de médio e longo prazo, envolvendo autarquia, empresas e escola, para que em Paços de Ferreira se constitua uma unidade de formação profissional que dê resposta à referida procura de recursos humanos especializados.

 

Por forma a promover o interesse dos mais jovens nas áreas profissionais que correspondem a necessidades das empresas concelhias devem criar-se incentivos tais como bolsas de periodicidade mensal.

 

Paralelamente, é importante aproveitar e promover a formação existente nos limites do concelho CFPIMM (e, se possível, recuperar este centro para o nosso concelho, onde já esteve), colmatando as dificuldades de mobilidade com a frota de autocarros recentemente adquirida pelo município.

 

João Paulo Carvalho

CDU – Coligação Democrática Unitária

Opinião

Opinião

Cascas de banana…

17/08/2025

Opinião

De tostão em tostão… se alcança o milhão ou a dimensão colectiva dos direitos do consumidor

13/08/2025

Opinião

A Bolsa de Valores

11/08/2025

Opinião

Gastroparésia: Quando o estômago perde o ritmo

10/08/2025