06/03/2021, 1:54 h
66
O ciclo hormonal feminino caracteriza-se pela subida e descida de estrogénios e progesterona, num equilíbrio delicado que envolve todo o organismo da mulher. Basta uma pequena alteração na dinâmica destas hormonas para originar uma série transformações fisiológicas e psicológicas, perturbando completamente a qualidade de vida das mulheres, durante os dias que antecedem a menstruação.
As alterações mais prevalentes na síndrome pré-menstrual (SPM) assentam na retenção hídrica, com aumento do volume da cintura e da anca, aumento de peso e do volume mamário, dores de cabeça e enxaquecas, irritabilidade marcada, diminuição das capacidades cognitivas, alteração do padrão de sono, depressão, fadiga e fome excessiva, com um desejo exacerbado por doces, entre os quais o chocolate.
Mas afinal, a que se devem estes desejos alimentares que podem assolar uma mulher? Por que razão é tão difícil resistir ao chocolate em certas alturas do mês?
A resposta a estas questões é dada pelo desequilíbrio hormonal, típico da SPM, que deixa as mulheres mais propícias à tristeza.
Nesta fase, o organismo da mulher necessita de aumentar alguns neurotransmissores associados ao prazer, para combater o estado de espírito mais deprimido.
O chocolate surge aqui como um alimento quase perfeito, na medida em que aumenta os níveis de serotonina, o neurotransmissor do bem-estar, e de endorfinas, as moléculas do prazer.
Assim, é perfeitamente compreensível que nos dias anteriores à menstruação as mulheres sintam uma necessidade praticamente incontrolável por este alimento.
E o que devem então fazer? Resistir ou ceder à tentação?
Ora, o melhor conselho é encarar o chocolate como um aliado e não como um inimigo.
Para o consumir sem estragar a “dieta” deve optar sempre pelo chocolate negro, com um teor mínimo de 70% de cacau. Este tipo de chocolate é uma excelente fonte de antioxidantes e apresenta um menor teor de açúcar, quando comparado ao chocolate branco ou de leite.
Feita esta escolha, deverá consumi-lo devagar, deixando-o derreter lentamente na sua boca. Assim, irá disfrutar em plenitude do seu sabor e permitirá ao seu organismo libertar a sensação de prazer e bem-estar que o chocolate lhe oferece.
Mafalda Pacheco Pereira
Assine e divulgue Gazeta de Paços de Ferreira
A partir de Abril o acesso a esta edição electrónica será reservado aos assinantes – desta edição e da edição impressa.
Assinatura anual da edição electrónica – 10 euros
Assinatura anual da edição impressa (com acesso gratuito à edição electónica) 20 euros
Opinião
15/09/2024
Opinião
15/09/2024
Opinião
14/09/2024
Opinião
14/09/2024