06/10/2020, 15:09 h
66
Uma das diferenças estruturais entre o centro-esquerda e a direita é o facto da esquerda combater a diferenciação social e ter nas suas prioridades o ataque à desigualdade social bem como o recusar-se olhar para as pessoas e grupos sociais como sendo portadoras de diferentes níveis de importância.
Neste sentido, o partido socialista pensa toda a sua ação e as suas políticas com o objetivo primeiro de evitar a reprodução social de quem tem menos, de quem está na base da pirâmide social, com vista a obter uma sociedade mais coesa e justa.
A escola pública é uma das principais formas de atenuar estas desigualdades sociais fazendo com que os filhos das famílias mais qualificadas evoluam e desenvolvam as suas competências e que os filhos das famílias menos qualificadas escolarmente possam contrariar o fado da desqualificação.
A CM de Paços de Ferreira tem afirmado a sua opção clara pela valorização da escola pública.
Ora, assente nestes princípios basilares socialistas e de centro-esquerda, a Câmara Municipal de Paços de Ferreira tem afirmado a sua opção, clara pela valorização da escola pública. Se assim tem sido desde que o partido socialista se tornou a força mais representativa no concelho com Humberto Brito, torna-se agora ainda mais importante que assim continue a ser face à crise provocada pela pandemia COVID 19.
São muitas as medidas deste executivo que visam promover as condições da escola pública transformando-a num verdadeiro espaço de equidade, ao mesmo tempo que apoiam as famílias nesta tarefa. A oferta de material escolar aos alunos do 1º ciclo, o apoio a cada um dos estabelecimentos de ensino face às dificuldades quotidianas destes, a aposta nas atividades de enriquecimento curricular, inclusivamente, em áreas de muito difícil acesso para muitas famílias, como seja a robótica e a expressão dramática, o reforço do quadro de pessoal das escolas com pessoal não docente, o assegurar a gratuitidade das refeições escolares até ao 12º ano a todos os alunos residentes no concelho de Paços de Ferreira tal como o transporte escolar aos alunos do 10º ao 12º ano, são tudo medidas que são da maior relevância neste quadro de valorização da escola pública e da fomentação da justiça social.
A mudança consolida-se a cada ano que passa e continuará a ser uma realidade que se espera prolongada para além de 2021.
A Presidente da Concelhia de Paços de Ferreira
Armanda Fernandez
Assine Gazeta de Paços de Ferreira e receba um bolo no dia do seu primeiro aniversário, oferta de
Opinião
17/08/2025
Opinião
13/08/2025
Opinião
11/08/2025
Opinião
10/08/2025