03/09/2020, 22:50 h
69
Na passada sexta-feira, 28 de agosto, foi instalado o primeiro posto de carregamento de veículos elétricos do concelho, na Rua D. José de Lencastre. O equipamento, com dois pontos de carregamento de potência até 22 KW, estará disponível para utilização nos próximos dias. O Município planeia o estabelecimento de uma rede de carregamento de viaturas elétricas com postos em várias localidades do concelho, fomentando assim a adesão à mobilidade elétrica.
São 7519 alunos do pré-escolar ao 12.º ano, incluídos na rede das escolas públicas e residentes em Paços de Ferreira, que no ano letivo 2020/2021 vão beneficiar da medida municipal de refeições escolares gratuitas. Os primeiros de vários protocolos começaram já a ser firmados em agosto, com a Associação Paços 2000, Associação de Pais do Centro Escolar de Penamaior, Centro Escolar de Frazão/Arreigada e Centro Social e Paroquial de Ferreira, instituições que fornecem refeições às crianças do pré-escolar e do 1.º ciclo de ensino básico.
De acordo com o Município, atualmente, “Paços de Ferreira é o único concelho do distrito do Porto onde, a partir deste ano letivo, todos os alunos, do pré-escolar ao 12.º ano, terão refeições escolares gratuitas, sendo dos primeiros a nível nacional a implementar esta medida”.
O presidente da Câmara Municipal, Humberto Leão, informou nas redes sociais (Facebook), na passada semana, que “será anunciado em breve um prazo extra para os encarregados de educação que não inscreveram os filhos para beneficiarem das refeições escolares gratuitas no 1.° Ciclo”. Sem dúvida uma boa notícia para alguns pais...
Ao longo de três anos, o programa “CLDS 4G Guerreiros a Capacit@r”, iniciado no passado mês de julho, vai desenvolver uma intervenção de proximidade junto da comunidade do concelho, mediante a promoção de atividades fomentadas em conjunto com parceiros e com enfoque em duas áreas: a promoção do emprego, qualificação e formação e a intervenção familiar e parental.
O programa conta com uma equipa técnica multidisciplinar composta por cinco elementos: a coordenadora Isabel Ferreira, duas técnicas superiores de serviço social, Inês Pacheco e Manuela Vieira e duas técnicas superiores de psicologia, Melissa Duarte e Alison Lourenço.
Cofinanciado pelo Programa Operacional, Inclusão Social e Emprego, Portugal 2020 e União Europeia, através do Fundo Social Europeu, é promovido pela Câmara Municipal de Paços de Ferreira, tendo como Entidade Coordenadora Local de Parceria a Profisousa e como Entidade Local Executora das Ações a Obra Social e Cultural Sílvia Cardoso.
Assine Gazeta de Paços de Ferreira
Assinatura anual 20,00.Com a oferta do acesso à edição electrónica, em reestruturação.
Os EcoPontas de Paços de Ferreira têm desde agosto uma nova mensagem que alerta para a multa que os fumadores podem apanhar se deitarem beatas no chão. Desde hoje, 3 de setembro, quem não cumprir a lei será sujeito a um processo de contraordenação, punível com coima até 250 euros no caso de particulares e até 1500 euros, no caso de empresas. Por isso não facilite, dê uso aos EcoPontas disponíveis em vários pontos da cidade.
O Museu Municipal – Museu do Móvel acolhe neste momento a exposição de pintura “Liberdade” da artista pacense Maria Costa. Autodidata, a pintora privilegia a representação da beleza humana, principalmente da mulher, bem como a expressão de elementos da natureza, através de traços abstratos e com recurso a uma técnica mista utilizando tinta acrílica e outros materiais. A exposição está patente ao público até 3 de outubro.
Encontra-se atualmente em curso os trabalhos de remodelação do Centro de Atividades Ocupacionais da Obra Social e Cultural Sílvia Cardoso. O projeto, da autoria do arquiteto pacense Valdemar Leão, é cofinanciado pela UE, Programa FEDER – Equipamentos Sociais – CIM Tâmega e Sousa.
A obra de considerável envergadura, estimada em 1.216.526,81 euros, beneficiando do apoio de 435.314,78 euros, tem como principal finalidade “melhorar as condições de conforto, habitabilidade e segurança dos utentes, acrescentando uma área polivalente que servirá de espaço polidesportivo”, informa a instituição.
A adjudicação da empreitada foi efetuada em fevereiro de 2020 à empresa Edibarra, SA; os trabalhos tiveram início no mês passado de maio, e estima-se a sua conclusão no prazo de 18 meses.
Todo o concelho de Paços de Ferreira, mas Freamunde em particular, tem registado um “aumento significativo de novos casos da COVID-19”. Esta destaca-se entre as freguesias do concelho que, no conjunto das localidades que o integram, tem vindo a ser um dos mais fustigados pela pandemia ao nível nacional (por milhar de habitantes). A afirmação citada é retirada do comunicado conjunto que as autoridades de saúde (ACeS) da região, a Câmara Municipal, a Junta de Freguesia de Freamunde e a GNR de Freamunde emitiram na sexta-feira passada, 28 de agosto.
Na origem do surto terá estado uma festa religiosa familiar realizada no início de agosto. Com algumas vítima mortais devido a esta doença registadas em Freamunde (e no concelho em geral), as autoridades alertam para se ter atenção aos sintomas, bem como para evitar a deslocação ao Centro de Saúde ligando sim para a Linha de Saúde 24 (808 24 24 24), para a Área Dedicada Covid (ADC) local (969 340 980, 969 340 993) ou como último recurso para a sua Unidade de Saúde.
Tosse, febre, dificuldade respiratória, dor de garganta, dor de cabeça, dores no corpo, perda de olfato e perda de paladar.
A cidade de Foshan, na República Popular da China, manifestou interesse em geminar-se com a cidade de Paços de Ferreira.
Este interesse surgiu no contexto de uma reunião entre o Cônsul-Geral de Portugal em Cantão e o Diretor do Departamento de Cultura, Televisão, Turismo e Desporto da cidade de Foshan. Na reunião, foi apresentada a cidade e manifestado o interesse na cooperação em diversas áreas, nomeadamente cultura, desporto, indústria e ainda numa eventual geminação.
Foshan é a cidade com mais indústria de móveis da China.
A Câmara Municipal de Paços de Ferreira, levando em conta a vocação internacional do tecido empresarial local, nomeadamente do mobiliário, já respondeu a essa intenção, estando em estudo as diversas formas de cooperação com as autoridades chinesas.
A Câmara Municipal promoveu uma reunião, na passada segunda-feira, 31 de agosto, com as Instituições Particulares de Solidariedade Social do Concelho (IPSS), Autoridades de Saúde do ACeS Tâmega III - Vale do Sousa Norte e ACeS Vale do Sousa Norte, para debater a situação pandémica do concelho e questões relacionadas com o funcionamento dos Centros de Dia e de outras valências e serviços prestados à comunidade.
Opinião
17/08/2025
Opinião
13/08/2025
Opinião
11/08/2025
Opinião
10/08/2025